Contagem ciclica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Administração.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Fevereiro de 2008.

Contagem cíclica é uma metodologia de inventarios rotativos.

Existem varias formas de executa-la. A mais comum é quando utilizamos de um sorteio dos itens de um estoque ou almoxarifado, onde os itens são previamente cadastrados por classe de inventario permanente, utilizando-se da curva ABC, por volume, por valor, ou mista, como por exemplo:

Classe de inventario AA - alto volume e alto valor

  • Aa - alto volume e baixo valor, ou simplesmente classe A (volume, ou valor, ou volume x valor).

Cada classe de inventario permanente é quantificada e definida a periodicidade que se quer contar:

Assim, se temos no almoxarifado 100 itens classe A , e queremos conta-los uma vez por mes, o total de contagens no ano sera 12 x 100 = 1200 contagens. Sucessivamente, classe B 200 itens, com periodicidade semestral, o total de contagens sera de 200 x 2 = 400 contagens no ano, e classe C 700 itens, contando uma vez por ano, teremos 700 contagens no ano.

O total de cada classe ( 1200+400+700 ) dividido pelo número de dias uteis do ano, dara a quantidade de contagem diária a ser executada.

Esse sorteio, gerenciado por computadores, deve garantir a periodicidade definida, bem como a extratificação da autoridade que possa realizar o ajuste constatado.

O computador precisa ser preparado para ler o horário em que a auditoria do estoque foi executada, invertendo o sinal de todas as movimentações apos o horário, a fim de garantir o ponto de corte do inventario.

Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios