Continuidade retroativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Continuidade retroativa ou Retcon (inglês de Retroactive continuity) é um termo usado nas ficções, sobretudo nas histórias em quadrinhos, a fim do escritor contar fatos sobre a história muito tempo depois de certos fatos, mas acrescentando detalhes aos fatos passados.

Tipos[editar | editar código-fonte]

As mudanças feitas através de retcon podem ser diferentes, adicionando, retirando, ou modificando os acontecimentos, o que pode causar diferentes tipos de reações dos fãs.

Adição[editar | editar código-fonte]

Alguns retcons não contradizem diretamente com os fatos previamente estabelecidos, mas preenchem lacunas do pano de fundo das histórias. Foi isso que aconteceu em Untold Tales of Spider-Man, e em X-Men:The Hidden Years.


Alteração[editar | editar código-fonte]

Subtração[editar | editar código-fonte]

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Por exemplo, o grupo de heróis Sociedade da Justiça surgiu nos quadrinhos em 1940, mas a origem de como o grupo se formou só foi contada nos anos 70. Diz-se então que a origem é uma continuidade retroativa. Da mesma forma, os leitores não sabiam que o Superman, quando teve suas primeiras histórias publicadas, se chamava Kal-El. Isto só foi possível perante histórias recontadas. Algumas vezes, a continuidade retroativa gera incoerencias. O mesmo Superman já teve histórias nas quais ele havia adotado sua identidade uniformizada quando ainda era jovem, chamando-se Superboy. Só foi admitido que isto estava dentro da continuidade real, e não apenas uma história "caça-níqueis", quando Bizarro, originalmente um inimigo de Superboy, foi introduzido numa história do Superman adulto. Admitir que Superman havia sido Superboy na infância entrava em desacordo com a origem do herói em 1938: Ali mostrava que o kryptoniano havia começado sua carreira já adulto, após a morte dos pais. Uma nova continuidade retroativa estabelecida em 1985 com a série Crisis in Infinite Earths (Crise nas Infinitas Terras) estabeleceu que Superman começou sua carreira há cerca de 15 anos, já adulto, apagando praticamente todas as histórias em desacordo.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.