Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Contos Inacabados)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Contos Inacabados
Contos Inacabados
Autor (es) J. R. R. Tolkien
Idioma Inglês
País Inglaterra Inglaterra
Género Fantasia, Ficção
Ilustrador John Howe
Arte de capa Katia Harumi Terakasa
Tradutor Ronald Eduard Kyrmse
Editora Brasil Livraria Martins Fontes Editora Ltda.
Portugal Publicações Europa-América.
Lançamento 1980
Páginas 585(Considerando o glossário como parte do livro)
ISBN ISNB 978-85-7827-073-5

Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média, ou simplesmente Contos Inacabados, é uma coletânea de histórias em forma de notas esboçadas por J.R.R.Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis. Essas histórias nunca foram terminadas quando o autor estava vivo, mas foram compiladas por seu filho, Christopher Tolkien e publicados em 1980 no Reino Unido. Ao contrário de O Silmarillion, também uma obra póstuma, em que Christopher Tolkien teve de fazer certas alterações no texto para dar consistência, Contos Inacabados é apresentado exatamente como foi deixado por Tolkien pai antes de morrer. Por causa disto, o livro vem acompanhado de inúmeras notas que explicam certos pontos obscuros e/ou inconsistente dos textos.

Pode-se ver no livro explicações mais detalhadas, muitas vezes novas, sobre coisas faladas no Silmarillion, no Senhor dos Anéis e em O Hobbit, daí o nome Contos Inacabados. Nele conhecemos a história dos magos, os Istari, do qual Gandalf faz parte, sabemos mais sobre a história de Tuor após seu encontro com o Vala Ulmo das Águas e muitas outras coisas.

Divisão[editar | editar código-fonte]

O livro é dividido em quatro partes que então são divididas em capítulos. A primeira parte narra fatos ocorridos na Primeira Era. A segunda parte narra fatos da Segunda Era, esta parte contém em seu início o mapa de Númenor. A terceira parte conta os fatos ocorridos na Terceira Era e narra resumidamente os fatos ocorridos na trilogia de livros O Senhor dos Anéis. A quarta parte narra os fatos ocorridos após a Guerra do Anel e contém mapas da terra média.

Capítulos[editar | editar código-fonte]

PRIMEIRA PARTE: A PRIMEIRA ERA

SEGUNDA PARTE: A SEGUNDA ERA

TERCEIRA PARTE: A TERCEIRA ERA

QUARTA PARTE