Eiza González

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Contracorriente)
Eiza González
Eiza González
Nome completo Eiza González Reyna
Nascimento 30 de janeiro de 1990 (34 anos)
Cidade do México, Mexico
Nacionalidade mexicana
Estatura 1,73 m
Progenitores Mãe: Glenda Reyna
Pai: Carlos González
Ocupação atrizcantoramodelocompositora
Período de atividade 2007–presente
Página oficial
http://eizagonzalezr.com.mx/

Eiza González Reyna (Cidade do México, 30 de janeiro de 1990) é uma atriz mexicana mais conhecida por interpretar Nicole Balvanera em Amores Verdadeiros e Darling em Baby Driver.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Eiza é filha da ex-modelo mexicana Glenda Reyna.[1] Seu pai, Carlos González, morreu em um acidente de moto quando ela tinha doze anos.[2] Tem um irmão mais velho chamado Yulen Valladares. Estudou na Edron Academy e na American School Foundation, ambas localizadas na Cidade do México.[3] Aos 14 anos, foi aceita na escola de atuação da Televisa, Centro de Educación Artística. Ela completou dois anos de um curso de três anos antes de ser escalada como a protagonista Lola da telenovela musical Lola, érase una vez, adaptação da telenovela argentina Floricienta. No final de agosto de 2013, mudou-se para Los Angeles para prosseguir a sua carreira de atriz.[4][5] Ela também é fluente em inglês e fala um pouco de italiano.[3]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2011, começou a namorar o empresário Pepe Diaz. Eles terminaram após idas e vindas e boatos de uma suposta infidelidade por parte de Pepe; em agosto de 2013, Eiza confirmou no twitter que estava solteira há mais de um mês.[6][7] Em setembro, fotos românticas dela com o ator Liam Hemsworth foram publicadas em vários sites.[8] Após boatos de que eles estariam namorando, Liam disse em entrevista para o Extra TV em novembro que estava solteiro.[9] Em dezembro de 2012, lamentou a morte de seu primo Jesús Gabriel Reyna J., que assim como seu pai perdeu a vida em um acidente de moto.

Em 27 de setembro de 2015, ela revelou através de uma mensagem no instagram que lutou contra a depressão e o comer compulsivo dos 15 para quase 20 anos de idade, e que foi resultado da morte de seu pai.[10] Em 2015, a imprensa especulou que Eiza estava namorando o seu colega de trabalho DJ Cotrona, porque ela publicou várias fotos dela nas suas redes sociais ao lado de Cotrona. Em julho de 2016, ela foi vista ao lado do futebolista português Cristiano Ronaldo em uma boate, em Ibiza. Sobre os rumores de que Eiza e Cristiano estavam tendo um relacionamento, ela negou que tinha um relacionamento com Cristiano e disse: "somos só amigos".

Ainda em 2016, Eiza foi vista saindo de um evento em Los Angeles com o DJ Britânico Calvin Harris. Em 2018, namorou com o também ator Josh Duzamel, se separando no mesmo ano. Em 2021, teve um relacionamento com o jogador de lacrosse Paul Rabil.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2007–2012: Início da carreira e reconhecimento[editar | editar código-fonte]

De 2003 a 2004, González estudou atuação no M&M Studio, uma escola de atuação na Cidade do México dirigida pela famosa atriz Patricia Reyes Spíndola.[11] Aos 14 anos, ela foi aceita na famosa escola de atuação da Televisa, o Centro de Educación Artística na Cidade do México. Enquanto frequentava a escola, foi descoberta pelo produtor e diretor Pedro Damián, mais conhecido por seu sucesso com a banda pop latina RBD. Dois anos depois, Damian escalou González para um remake da famosa novela infantil da Argentina, Floricienta. Ela interpretou Lola Valente, a protagonista feminina principal em Lola, érase una vez. O show começou a ser filmado no final de 2006 e estreou no México em 26 de fevereiro de 2007. Posteriormente, foi exibido em vários países da América Latina e Estados Unidos. Após a conclusão de Lola, érase una vez, González, acompanhada de sua mãe, mudou-se para Nova York por um breve período para frequentar um curso de três meses de aulas de atuação no Lee Strasberg Theatre and Film Institute na primavera de 2008. Ela voltou a Cidade do México no início do outono daquele mesmo ano.[12]

Em abril de 2009, ela foi escalada para um episódio da popular série de drama policial Mujeres Asesinas como personagem coadjuvante da segunda temporada. Ela estrelou ao lado da atriz mexicana Susana González no episódio Tere, Desconfiada, no papel da adolescente antagonista Gaby. González comentou que foi informada sobre o casting durante os preparativos para o lançamento de seu primeiro álbum solo, Contracorriente.

Em 2010, a Nickelodeon anunciou que González estrelaria a sitcom adolescente Sueña conmigo, onde interpretou os personagens de Clara Molina e Roxy Pop. Para o papel, González viajou a Buenos Aires para filmar em abril de 2010. Ela morou em Buenos Aires por um ano, viajando de volta à Cidade do México nos intervalos durante a produção da série. Quando as filmagens terminaram em fevereiro de 2011, Gonzalez voltou para a Cidade do México. O programa foi produzido pela Nickelodeon e Televisa e foi ao ar em 20 de julho de 2010 na América Latina e Europa. Devido ao seu sucesso na Argentina, o elenco realizou vários concertos em toda a Argentina de março a julho de 2011.

Em 2012, González filmou Casi 30, uma comédia-drama dirigida por Alejandro Sugich.[13] González interpreta Cristina, uma estudante de balé de 18 anos que se apaixona por Emilio, o personagem principal do filme.  O filme marca a estreia de González como ator no cinema. Em 2013, o filme estreou em vários festivais de cinema no México, mas estreou em todo o país no México em 22 de agosto de 2014.

Em 2012, González estrelou a novela da Televisa Amores verdaderos, remake da telenovela Amor en custodia da Telefe, na Argentina, e que também originou um remake no mesmo país pela concorrente TV Azteca. A trama estreou em 3 de setembro de 2012. Originalmente, o produtor mexicano Pedro Torres ofereceu a González o papel principal de Sofía López-Haro em seu programa de televisão, Gossip Girl: Acapulco, o remake mexicano da famosa série de televisão americana, Gossip Girl. González considerou aceitar o papel, mas recusou, devido ao seu cronograma rigoroso de filmagens para Amores verdaderos.[14]

2013–presente: Trabalhos internacionais[editar | editar código-fonte]

Eiza no Magnum International Designer México FW 13/14, 6 de março de 2013.

No final de agosto de 2013, González se mudou para Los Angeles, Califórnia, para continuar sua carreira de atriz.[15] Em setembro de 2013, González foi escalado para o filme do diretor Adrian Cervantes, All Hail the Squash Blossom Queen. O filme foi programado para estrelar Bonnie Wright da franquia de filmes Harry Potter, e González deveria interpretar "Brittany" no filme, mas ela foi posteriormente retirada do projeto quando o papel foi reformulado em 2015.[16]

Em novembro de 2013, ela foi anunciada como um membro do elenco da série de televisão do produtor Robert Rodriguez, From Dusk till Dawn: The Series. Eiza interpretou Santanico Pandemonium, um papel retratado por Salma Hayek no filme original. O papel é a primeira parte de González em inglês, e ela também aparece com destaque nos anúncios impressos da série. O show é produzido por Rodriguez para sua rede de TV a cabo El Rey. González se mudou para Austin, Texas, para filmar a primeira temporada do programa. Após sua estreia nos Estados Unidos, o programa tornou-se disponível para streaming internacional na Netflix na Inglaterra, Canadá, Austrália, Europa e América Latina. Em 26 de março de 2014, a série foi renovada para uma segunda temporada em El Rey.[17] Em 12 de agosto de 2014, ela apresentou o MTV Millennial Awards no World Trade Center da Cidade do México, na Cidade do México. Em março de 2015, González e o elenco de From Dusk till Dawn: The Series retornaram a Austin, Texas, para começar a filmar a segunda temporada do show.

Nos últimos anos, González conseguiu uma série de papéis de destaque, aparecendo como "Darling" no filme Baby Driver de 2017,[18] Madame M no filme spin-off da franquia Velozes e Furiosos de 2019 Hobbs & Shaw,[19] Nyssiana no filme cyberpunk Alita: Battle Angel (2019) e KT em Bloodshot (2020) ao lado de Vin Diesel. Em 2020, estrelou o filme I Care a Lot (Eu Me Importo, em português), ao lado da atriz britânica Rosamund Pike.[20] Em 2021, interpretou Maya Simmons no filme Godzilla vs Kong.

Trabalhos como modelo[editar | editar código-fonte]

Em 2008, foi escolhida como o novo rosto da linha jovem de cosméticos "Color Trend" para a marca Avon no México.[21] Em 2009, gravou comerciais para a marca "Asepxia" no México. Em 6 de março de 2013, finalizou o desfile com acessórios de Gustavo Helguera no Magnum International Designer México FW 13/14.[22] Em 27 de fevereiro de 2015, foi anunciado que ela era a nova representante da marca de cuidados com a pele e cosméticos Neutrogena. Ela gravou comerciais em inglês e espanhol para promover a marca.[23]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
2008 Horton Hears a Who! Jessica Quilligan Dublagem mexicana
2013 The Croods Eep Crood Dublagem mexicana
2014 Casi Treinta Cristina Filmado em 2012
2015 Jem and the Holograms Sheila "Jetta" Burns
2017 Baby Driver Monica "Darling" Castello
2018 Welcome to Marwen Caralala
2019 Paradise Hills Amarna
Alita: Battle Angel Nyssiana
She's Missing Jane
Fast & Furious Presents: Hobbs & Shaw Madame M/Magarita
2020 Bloodshot Katie/KT
Cut Throat City Lucinda Valencia
I Care a Lot Fran
Love Spreads Patricia
2021 Godzilla vs. Kong Maya Simmons
2022 Ambulance Cam Thompson

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
2007 Amor sin maquillaje Dolores "Lola" Valente Pescador Participação especial
2007–2008 Lola, érase una vez Protagonista Principal
2008–2009 Una familia de tantas Gaby Chávez Salinas
2009 Mujeres asesinas Gabriela Ortega Temporada 2, Episódio 12
2010–2011 Sueña conmigo Clara Molina / Roxy Pop Protagonista Principal
2012–2013 Amores verdaderos Nicole "Nikki" Brizz Balvanera Protagonista
2014–2016 From Dusk Till Dawn Santanico Pandemonium / Esmeralda Protagonista/Antagonista
2023 The Three Body Problem

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2008 Hoy no me puedo levantar Cameo
2012 I Love Romeo y Julieta Julieta

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Artista
2013 Propuesta indecente Romeo Santos
2018 Supplies Justin Timberlake

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Eiza González
  • 2009: Contracorriente
  • 2012: Te acordarás de mí

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado
2014 Latin Music Italian Awards 2015 Best Latin #InstaVip[24] Ela mesma (Instagram) Venceu
Kids Choice Awards México Fashionista Favorito Ela mesma (Moda) Indicada
Kids Choice Awards México Selfie Favorita Ela mesma (Social) Indicada
MTV Millennial Awards Millennial + sexy Ela mesma Venceu
Fashion Police México Mejor vestida del año Ela mesma (Moda) Indicada
2013 Premios People en Español Mejor Actriz Amores verdaderos Indicada
Premios People en Español Pareja del Año (com Sebastián Rulli) Amores verdaderos Indicada
Kids Choice Awards México Solista Latino Favorito Ela mesma Venceu
Kids Choice Awards México Actor de Doblaje Favorito Eep em Os Croods Venceu
MTV Millennial Awards Bizcocho del año Ela mesma Indicada
Premios Juventud Chica Que Me Quita el Sueño Amores verdaderos Indicada
Premios Juventud Mejor Tema Novelero "Me Puedes Pedir Lo Que Sea" de Amores verdaderos (com Marconi) Venceu
2012 Celebrity E! Celebridad del año[25] Ela mesma Indicada
Premios Juventud Mejores vestidos Ela mesma Indicada
2011 Meus Prêmios Nick Atriz Favorita Sueña conmigo Indicada
Meus Prêmios Nick Cabelo Maluco Ela mesma Indicada
Kids' Choice Awards Argentina Newcomer on TV Sueña conmigo Venceu
Kids' Choice Awards Argentina Favorite Actress Sueña conmigo Indicada
Kids Choice Awards México Personaje Feminino de una Serie Sueña conmigo Indicada
2009 Premio Lo Nuestro Solista o Grupo Revelación del Año Lola, érase una vez Venceu
2008 Prêmio TVyNovelas Melhor Atriz Revelação do Ano Lola, érase una vez Venceu
2007 Premios Oye! Artista Revelación Lola, érase una vez Indicada

Referências

  1. Jorge Coll (5 de outubro de 2015). «Glenda Reyna, lista para entrenar a la nueva generación de modelos». quien.com 
  2. «Primo de Eiza González falleció en un accidente de motocicleta». tvnotas.com.mx. 21 de dezembro de 2012 
  3. a b «Actuación». eizagonzalezr.com.mx. Consultado em 6 de março de 2016. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  4. «Eiza Gonzáles se muda a Los Ángeles». laverdadnoticias.com. 2 de setembro de 2013 
  5. «Eiza González se despide de México». zocalo.com.mx. 4 de setembro de 2013 
  6. «La cantante Eiza González confirma ruptura con su novio». diariofemenino.com. 13 de agosto de 2013 [ligação inativa]
  7. «¡Confirmado! Eiza González sí terminó con Pepe Díaz». tvnotas.com.mx. 13 de agosto de 2013 
  8. Kimberley Dadds e Cassie Carpenter (20 de setembro de 2013). «Sealed with a kiss: Liam Hemsworth confirms he's well and truly moved on from Miley Cyrus as he's pictured passionately smooching Eiza González». dailymail.co.uk 
  9. «Liam Hemsworth Is Single Again! What Happened to Eiza Gonzalez?». extratv.com. 12 de novembro de 2013 
  10. Nohelia Castro (28 de setembro de 2015). «Eiza González: "Tuve un problema grave de comer compulsivamente"». peopleenespanol.com 
  11. «Actuación - Eiza González». web.archive.org. 21 de setembro de 2013. Consultado em 20 de fevereiro de 2021 
  12. «Terra - Eiza González estudiará actuación en NY - Famosos - Gente E». archive.vn. 26 de junho de 2013. Consultado em 20 de fevereiro de 2021 
  13. «Filman Casi Treinta, una película que habla sobre la recuperación de los ideales». cultura.gob.mx. 16 de fevereiro de 2012 
  14. «Eiza podría participar en 'Gossip Girl'». web.archive.org. 11 de dezembro de 2013. Consultado em 20 de fevereiro de 2021 
  15. «Eiza González se muda a Los Ángeles en agosto». People en Español (em espanhol). Consultado em 20 de fevereiro de 2021 
  16. Luoma, Sarah (19 de setembro de 2013). «Eiza González lands new movie role». Digital Spy (em inglês). Consultado em 20 de fevereiro de 2021 
  17. «El Rey Renews 'From Dusk Till Dawn' for Second Season». The Hollywood Reporter (em inglês). 26 de março de 2014. Consultado em 20 de fevereiro de 2021 
  18. Kroll, Justin; Kroll, Justin (16 de dezembro de 2015). «Eiza Gonzalez Joins Ansel Elgort in Edgar Wright's 'Baby Driver'». Variety (em inglês). Consultado em 20 de fevereiro de 2021 
  19. Kroll, Justin; Kroll, Justin (29 de novembro de 2018). «Eiza Gonzalez Lands Key Role in 'Fast and Furious' Spinoff 'Hobbs and Shaw'». Variety (em inglês). Consultado em 20 de fevereiro de 2021 
  20. Morales, Miguel (14 de janeiro de 2021). «Rosamund Pike e Eiza Gonzalez aplicam golpes no trailer do longa Eu Me Importo para a Netflix». Arroba Nerd. Consultado em 20 de fevereiro de 2021 
  21. «Maqullate jovial como una estrella». terra.com.mx. 28 de janeiro de 2008 
  22. «#IDM INTERNATIONAL DESIGNERS MEXICO FW 13/14.». gacetamodayestilo.com. 11 de março de 2013 
  23. «Eiza González Is Neutrogena's Newest Spokesmodel!». stylenews.peoplestylewatch.com. 27 de fevereiro de 2015. Consultado em 6 de março de 2016. Arquivado do original em 16 de maio de 2015 
  24. «Latin Music Italian Awards 2015 interrotti da attacco hacker, lista completa vincitori». latinmusicoficial.com. Outubro de 2014. Consultado em 6 de março de 2016. Arquivado do original em 5 de março de 2016 
  25. «Belinda, Eiza y Diego, nominados por E! para el premio Celebrity». quien.com. 7 de novembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Eiza González