Contratura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Star of life caution.svg
Advertência: A Wikipédia não é consultório médico nem farmácia.
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.
Estrutura de um músculo esquelético e suas membranas de tecido conjuntivo.

Uma contratura muscular ocorre quando o músculo se contrai de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento, em resposta a uma sobrecarga de esforço continuado exercido sobre um músculo ou tendão, e ao qual os mesmos não estão acostumados. Na prática, esse encurtamento se dá pelo acúmulo de ácido lático, decorrente da respiração anaeróbia realizada pelas células musculares em esforço intenso.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Recomenda-se aplicar, logo após a lesão e nas primeiras 72 horas, gelo por cerca de 20 minutos e três vezes ao dia. Após as 72 horas iniciais, iniciar a aplicação de compressas quentes de maneira similar às de gelo só que por cerca de cinco dias, ou até desaparecerem os sintomas.

Concomitantemente às compressas quentes, pode-se aplicar antinflamatórios tópicos e realizar alongamentos cuidadosos e de baixa intensidade na musculatura afetada de acordo com orientações médicas.

Atividades físicas só devem ser retomadas cerca de duas semanas após o desaparecimento dos sintomas, ou conforme critério médico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]