Convento de Santo Antônio (Ipojuca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Convento de Santo Antônio, localizado no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, é um dos mais antigos do Brasil e foi fundado em 1606 pelo frei Leonardo de Jesus, na época, Ministro Provincial da Custódia Franciscana. É considerado como um bem do patrimônio artístico e histórico, tendo sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1937.[1]

Consta que naquele ano do século XVII, frei Leonardo, ao desempenhar pela segunda vez a direção da Província Franciscana do Brasil, promoveu a fundação simultânea dos conventos franciscanos do Rio de Janeiro, Recife e Ipojuca. Devido a importância religiosa do convento de Ipojuca, este foi alvo, durante décadas, de muitas romarias, representando um grande marco do povoamento do município.[2]

Dentre os frades mais ilustres falecidos no convento, esta o pernambucano João de Santa Ângela (-/1756), autor de quatro teses em latim, todas impressas em Lisboa, nos campos da lógica, física, metafísica e teologia.

Lendas

O convento é o único que possui a imagem de Jesus crucificado com as mãos para o alto, em uma cruz sem emendas.

Segundo a lenda, em um dia de limpeza, um noviço quebrou o santo principal do altar-mor e, com medo de ser repreendido, foi à casa de seu tio, um importante comerciante, que morava no Engenho Trapiche, pedir ajuda. Ficou combinado que o tio, que estava para viajar a Portugal, traria dali uma nova imagem; entretanto, em meio a tantos compromissos profissionais acabou se esquecendo da encomenda.

Procurando remediar a situação, o tio do noviço saiu do navio, que o traria de volta ao Brasil, e se surpreendeu ao se deparar com um vendedor que oferecia a imagem de um Cristo com os braços levantados. Emocionado, o comerciante decidiu comprá-la e voltou ao navio para buscar o dinheiro do pagamento, contudo, ao retornar não encontrou mais o vendedor, apenas o santo.

Embora trouxesse consigo a imagem, o trabalho não estava terminado, afinal, esta precisaria de uma cruz. Sem saber onde procurar, o comerciante e seu sobrinho foram às matas do Engenho Trapiche e, novamente, se surpreenderam ao encontrar uma árvore com o formato exato de uma cruz. Depois desses fatos, o Santo Cristo, como a imagem é conhecida, ganhou fama e virou a peça mais importante do acervo do Convento de Santo Antônio.

Em março de 1935, um colossal incêndio tomou conta da Igreja de Santo Cristo, anexa ao convento, ocasionando a destruição de esquadrias e mobiliários seculares, porém a imagem do santo com os braços levantados e a cruz resistiram ao fogo. Conta-se que a população local organizou uma corda humana que ligava as águas do Rio Ipojuca às chamas e conseguiu salvar seu venerado santo, sendo esse acontecimento considerado um dos maiores milagres do Santo Cristo.

Referências

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre patrimônio histórico no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.