Conversão de potência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A conversão de potência é o processo de converter a energia de uma forma a outra, através de processos electromecánicos ou electroquímicos.

Na engenharia eléctrica, a conversão de potência tem um significado mais específico, que é a conversão de energia eléctrica de um tipo para outro.[1] Isto pode ser tão simples, como um transformador que muda a tensão da rede de corrente alternada, mas inclui também sistemas bem mais complexos. Os sistemas de conversão de potência com frequência incorporam a regulação de tensão (voltagem), que é o controle de seu valor dentro de certos limites.

Formas típicas de conversão[editar | editar código-fonte]

As formas típicas de conversão incluem:

  • Investidor: corrente contínua para corrente alternada (CC/CA);[1]
  • corrente alternada para corrente alternada (CA/CA), libera a corrente com frequência e amplitude aumentada ou diminuta;[1]
  • corrente contínua para corrente contínua (CC/CC ou DC/DC),[1] tem os tipos: buck/abaixador, boost/amplificador, flyback, buck-boost, SEPIC, zeta,[2] chopper, push–pull;
  • Voltagem a corrente (fonte de intensidade).
  • Conversor indireto de frequência, realiza duas conversões seguidas: conversão CA/CC ->> conversão CC/CA.[1]

Certos circuitos especializados, tais como o transformador Flyback para um cano de raios catódicos, se pode considerar também como um conversor de potência.

Teoria[editar | editar código-fonte]

A energia é o trabalho que produz ou pode produzir um sistema. No estudo de circuitos eléctricos só temos duas variáveis tensão e corrente. Existe uma relação causa efeito. A corrente é consequência de que há uma tensão.

A tensão é uma variável fácil de medir, a corrente é mais difícil de medir. É usual medir a corrente de forma indireta a partir de seus efeitos. Os dois casos mais simples baseiam-se em que uma corrente produz uma tensão ao atravessar uma resistência e que produz um campo magnético que induze uma tensão numa bobina.

A tensão é o trabalho por unidade da carga eléctrica

e a energia ou trabalho

devemos conhecer simultaneamente a tensão, a corrente e o tempo durante o que flui a corrente.

Se relacionamos a energia com o tempo obtemos a potência

devemos saber simultaneamente tensão e corrente. Com a potência podemos comparar sistemas já que diz-nos a rapidez com que podem proporcionar trabalho.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f g «Conversores de potência, tipos e aplicações». Mundo da Elétrica. Consultado em 25 de outubro de 2023 
  2. Marchesan, Tiago Bandeira (20 de dezembro de 2007). «Integração de conversores estáticos aplicados a sistemas de iluminação pública» (PDF). Santa Maria (RS). Consultado em 25 de outubro de 2023. Resumo divulgativo