Conversor Ćuk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conversor Ćuk.

O conversor Ćuk ou regulador Ćuk é um conversor CC/CC que fornece uma tensão de saída que é menor ou maior que a tensão de entrada, mas a polaridade da tensão de saída é oposta à da tensão de entrada [1]. Além disso, o circuito tem baixas perdas de chaveamento e eficiência elevada. Esse circuito requer um capacitor e um indutor adicionais em relação ao conversor Buck-Boost.[2]

O conversor Ćuk baseia-se na transferência de energia do capacitor, tal particularidade se deve à característica de fonte de corrente tanto em sua entrada quanto em sua saída. A característica de fonte de corrente se deve ao indutor em série com sua entrada ou saída.

Como o conversor Ćuk possui característica de fonte de corrente em sua entrada e em sua saída, é necessário o desacoplamento entre a entrada e a saída do conversor Ćuk, que neste caso é feito pelo capacitor. Em linhas gerais, durante a operação do conversor Ćuk, não há uma transferência de energia direta entre a entrada e a saída do conversor. Sendo assim, o capacitor tem o objetivo de armazenar a energia da fonte e transferi-la para a saída. Esta característica define o conversor Ćuk como um conversor acumulador de energia capacitiva. [3]

Resumo das equações[editar | editar código-fonte]

O quadro a seguir contém algumas das equações do conversor Ćuk no MCC.

Equações do conversor Ćuk
Variável Equação
Ganho estático
Corrente média do indutor
Corrente média do indutor
Ondulação de corrente do indutor
Ondulação de corrente do indutor
Ondulação de tensão no capacitor de acoplamento
Ondulação de tensão no capacitor de saída
Corrente média na chave
Corrente média na diodo


Conversor Ćuk no Modo de Condução Contínua (MCC)[editar | editar código-fonte]

O conversor Ćuk no MCC (Modo de Condução Contínua), assim como outros conversores CC-CC tradicionais, opera em duas etapas. A primeira esta consiste no período em que a chave está fechada, enquanto a segunda etapa corresponde ao período em que a chave está aberta.[4]

Para motivos da análise pode ser interessante definir as relações mostradas a seguir:

e

Em que representa a razão cíclica. A razão cíclica normalmente assume valores entre 0 e 1. é o período da frequência de chaveamento () que corresponde à


Primeira etapa de operação[editar | editar código-fonte]

Primeira etapa de operação do conversor Ćuk

Durante a primeira etapa de operação, há a magnetização dos indutores e . Aplicando a lei de Kirchhoff das tensões, é possível encontrar que, o indutor é magnetizado pela tensão de entrada

e o indutor é magnetizado pela diferença de tensão entre a tensão no capacitor e a tensão de saída.

Pelas equações anteriores é possivel encontrar a corrente dos indutores. A corrente instantânea dos indutores podem ser dadas por:

Pelas equações das correntes nos indutores, é possivel determinar a ondulação de correntes ou ripple nos mesmos, pois a corrente cresce linearmente de seu valor mínimo () até seu valor máximo (). O valor máximo é atingido no tempo .

Durante a primeira etapa, o capacitor de acoplamento é descarregado, transferindo sua energia ao indutor , sendo assim pode-se escrever a corrente no capacitor como:

Por sua vez, a corrente no capacitor de saída pode ser dada por:

A equação da corrente no capacitor mostra que sua corrente é igual à corrente do indutor subtraída de seu valor médio, ou ainda, há apenas a circulação do ripple da corrente do indutor no capacitor.


Segunda etapa de operação[editar | editar código-fonte]

Segunda etapa de operação do conversor Ćuk

A segunda etapa de operação do conversor Ćuk consiste no período em que a chave está aberta , que ocasiona a polarização direta do diodo. Durante a segunda etapa há a desmagnetização dos indutores. Na segunda etapa, o indutor é desmagnetizado com a diferença da tensão entre a entrada e tensão do capacitor .

Já o indutor é desmagnetizado pela tensão de saída.

Sendo assim, a corrente dos indutores pode ser escrita como:

Ao término da segunda etapa, a corrente dos indutores atinge o valor mínimo em , portanto pode-se escrever

Por meio das equações acima, também é possível determinar as ondulações de corrente nos indutores, sendo:

Em relação aos capacitores, durante a segunda etapa, a corrente no capacitor pode ser descrita como:

Por sua vez, a expressão da corrente no capacitor é a mesma vista na primeira etapa.


Ganho estático, tensões e correntes médias[editar | editar código-fonte]

Antes de prosseguir com os demais itens, é necessário determinar a tensão média no capacitor de acoplamento, o capacitor . O valor de tensão média neste componente pode ser encontrado através da lei de Kirchhoff das tensões, sendo aplicada à malha externa, a malha que envolve os indutores e o capacitor de saída, como destacado na figura.

Ilustração da malha para a obtenção da tensão média no capacitor C
Ilustração da malha para a obtenção da tensão média no capacitor C

Pela análise, encontra-se a seguinte soma das tensões:

Sendo assim, sabendo que a tensão média em regime permanente dos indutores é nula, a tensão média em para o regime permanente pode ser dada por:

O ganho estático do conversor Ćuk pode ser encontrado pela relação de tensão média no indutor, pois a tensão média no indutor em regime permanente é nula, desta forma pode-se escrever: [5][4]


Substituindo e rearranjando-se os termos encontra-se o ganho estático.

O ganho estático também pode ser obtido do mesmo modo através da relação de tensão no inditor .

Dada a característica de fonte de corrente na entrada do conversor Cuk, ou seja um indutor em séria com a entrada, a corrente no indutor é a própria corrente média de entrada.

Já a corrente média no indutor , corresponde à própria corrente média de saída. [4]

A corrente média no diodo () pode ser encontrada através de sua integral:

É possível simplificar a equação substituindo e deixar em função da ondulação de corrente (), deste modo encontra-se:

A corrente média na chave () também pode ser encontrada pela sua integral:

De forma semelhante à realizada para a corrente média no diodo, fazendo as substituições dos termos, deixando em função da ondulção de corrente (), a corrente média na chave pode ser dada por:

A ondulação de tensão no capacitor de acoplamento pode ser encontrada por meio da variação de carga no capacitor. A variação pode ser determinada através da integral da corrente durante uma das etapa, neste caso optou-se pela segunda etapa, sendo assim a corrente no capacitor é igual à corrente .

A plicando na equação:

Por fim, a ondulação de tensão de saída pode ser determinada da mesma forma como feita para o conversor buck. Desta forma, a ondulação da tensão de saída pode ser encontrada realizando a análise para o caso em que considera-se a maior ondulação de tensão. Este caso ocorre quando a razão cíclica se iguala a meio (). A corrente no capacitor é ilustrada na figura.

Forma de onda da corrente no capacitor do conversor Buck no MCC com D = 0,5
Forma de onda da corrente no capacitor do conversor Buck no MCC com D = 0,5

Neste período se tem que o pico da corrente no capacitor é igual a e o período em que a corrente é positiva no capacitor é igual a . Sendo assim, a variação de carga no capacitor pode ser dada pela área do gráfico em destaque. Pela área do triângulo obtém-se:

Portanto pela equação

encontra-se

substituindo : [4]


Referências

  1. Ćuk, Slobodan; Middlebrook, R. D. (8 de junho de 1976). A General Unified Approach to Modelling Switching-Converter Power Stages (PDF). Proceedings of the IEEE Power Electronics Specialists Conference. Cleveland, OH. pp. 73–86. Consultado em 31 de dezembro de 2008 
  2. Pereira, Airton Isaac (7 de dezembro de 2017). «Conversor cc-cc de alto ganho baseado no conversor Cuk» 
  3. Barbi, Ivo (2006). Conversores CC-CC Básicos Não Isolados. Florianópolis: UFSC - INEP 
  4. a b c d Hart, Daniel W. (2011). Power electronics. New York, NY: McGraw-Hill. ISBN 978-0-07-338067-4 
  5. Erickson, Robert W.; Maksimović, Dragan (2020). Fundamentals of power electronics Third ed. Cham: Springer. ISBN 978-3-030-43881-4 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Conversor Ćuk
Ícone de esboço Este artigo sobre Eletricidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.