Conyza bonariensis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaConyza

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Conyza
Distribuição geográfica

Espécies
Conyza bonariensis
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Conyza bonariensis

Conyza bonariensis é uma espécie de planta alimentícia não convencional do gênero Conyza, pertencente a família Asteraceae.[1] Com freqüência, elas infestam pomares, vinhedos e outras culturas, como milho, soja e algodão e, também, culturas forrageiras, pastagens e áreas não-cultivadas. É conhecida pelo nome vulgar avoadinha-peluda.

É nativa da América do Sul e ocorre de forma abundante na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e no Brasil. Neste, sua presença é mais intensa nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ela também está presente na Colômbia e na Venezuela, onde infesta lavouras de café.

Atualmente tem apresentado problemas em seu controle quimico pelo fato de ocorrência de biótipos resistentes a herbicidas, principalmente ao glifosfato. Métodos alternativos de controle vem sendo pesquisados em diversos locais do Brasil e do mundo. Sabe-se que para evitar tal problema o mais aconselhável é a rotação no uso de herbicidas ou ainda a mistura de produtos, misturando assim principios ativos e assegurando-se do controle.[2]


Exemplar de Conyza bonariensis em desenvolvimento em monocultura de trigo

Referências

  1. Tropicos
  2. SANTOS; B.C.; FERREIRA; P.R.; FORNAROLLI; D.; FORNAROLLI; D.A. GAZZIERO,D.L.P; ALVES; A.P.F. «USO DE HERBICIDAS NO CONTROLE DE Conyza bonariensis RESISTENTE A GLIFOSATO» (PDF). XXVII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas 
Ícone de esboço Este artigo sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.