Cooksonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCooksonia
Cooksonia

Cooksonia
Classificação científica
Reino: Plantae
Superdivisão: Polysporangiomorpha
Divisão: Incertae sedis
Género: Cooksonia
Reconstituição de uma Cooksonia.

Cooksonia é um género extinto de plantas terrestres. Membros mais antigos de Cooksonia datam do meio do Silúrico, há cerca de 425 milhões de anos. Por razões históricas, enquanto que os fósseis deste género estão distribuídos globalmente, os espécimenes-tipos são provenientes da Grã-Bretanha.

Cooksonia tinham dimensões reduzidas, poucos centímetros de altura, e a sua estrutura era simples. Não possuíam folhas, flores ou raízes. Possuíam um tronco único, que ramificava algumas vezes. Cada ramificação terminava num esporângio, uma estrutura arredondada, portadora de esporos. Espécimenes de uma das espécies de Cooksonia apresentam uma banda de cor preta no tronco, o que tem sido interpretado como sendo os restos de tecidos transportadores de água (traqueídeos).[1] Outras espécies de Cooksonia podem não ter possuídos tais tecidos condutores.

As relações entre as espécies conhecidas de Cooksonia e as plantas modernas permanecem pouco claras. Parecem representar plantas que estão próximas da ramificação entre Rhyniophyta e Lycopodiopsida. É considerado provável que Cooksonia não é um clado monofilético, mas sim parafilético.[2]

Oito espécies de Cooksonia foram identificadas:

  • C. pertoni
  • C. hemisphaerica
  • C. cambrensis
  • C. caledonica
  • C. paranensis
  • C. banksii
  • C. bohemica
  • C. crassiparietilis

Podem ser distinguidas principalmente pela forma dos esporângios.

A primeiro Cooksonia foi descoberto por W.H. Lang, em 1937, e nomeado em honra de Isabel Cookson, com qual havia colaborado.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

O gênero Cooksonia aparece no primeiro episódio do documentário da BBC Walking with monsters, sobre a vida pré-histórica.

Referências

  1. Edwards, D.; Davies, K.L.; Axe, L.. (1992). "A vascular conducting strand in the early land plant Cooksonia". Nature 357 (6380): 683-685. DOI:10.1038/357683a0.
  2. Kenrick, Paul; Peter R. Crane. The Origin and Early Diversification of Land Plants : A Cladistic Study. Washington, D.C.: Smithsonian Institution Press, 1997. p. 93, 249 pp. ISBN 1-56098-730-8.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]