Cooperativa Agrária Agroindustrial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Cooperativa Agraria Agroindustrial é uma cooperativa-empresa do Paraná e fica localizada no distrito de Entre Rios, município de Guarapuava[1] .

Desde sua criação, a história da Cooperativa esteve muito atrelada à dos Suábios do Danúbio ("Donauschwaben"), povo de etnia e cultura germânica. A cooperativa foi criada de forma a viabilizar o estabelecimento de uma comunidade nos moldes da "Velha Pátria", para os suábios que estavam refugiados na Áustria desde o final da Segunda Guerra Mundial.

A cooperativa é especializada em grãos, principalmente da cevada e trigo, tornando-se referência destes produtos no Brasil[2] [3] .

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Cooperativa Agraria Agroindustrial foi fundada no dia 5 de maio de 1951, por imigrantes suábios, tendo o ato de fundação ocorrido no antigo "Hotel Central", em Guarapuava. Teve como primeiro presidente o engenheiro agrônomo Michael Moor[4] [5] .

A cooperativa criou o Museu Histórico de Entre Rios com o objetivo de conservar a memória da colonização dos suábios do Danúbio na região[6] .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Cooperativa associada a Coonagro

Referências

  1. Na Agrária, a maior renda per capita entre as cooperativas Jornal Gazeta do Povo (de Luana Gomes e Giovani Ferreira - ed. de 1/7/2008) - acessado em 16 de agosto de 2011
  2. destaque os 60 anos da Cooperativa Agrária em Entre Rios Deputado Cesar Filho - acessado em 16 de agosto de 2011
  3. Agrária amplia a maltaria que abastece todas as cervejarias brasileiras Site do SENAI-PR - acessado em 16 de agosto de 2011
  4. O Caso da Cooperativa Agrária de Entre Rios Cooperativa Agrária - acessado em 16 de agosto de 2011
  5. Cooperativas Agrária Nutrition for Tomorrow - acessado em 16 de agosto de 2011
  6. Museu Cooperativa Agrária - acessado em 16 de agosto de 2011
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.