Coordenadoria Geral de Perícias (Mato Grosso do Sul)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Coordenadoria-Geral de Perícias (CGP) é um órgão da Secretária de Estado de Justiça e Segurança Publica responsável pela realização das perícias oficiais e identificação do Estado de Mato Grosso do Sul. Da sua fundação até a Constituição estadual de 1989, era denominado Departamento de Polícia Técnica. Com a inserção do artigo 35 dos Atos das Disposições Constitucionais Gerais e Transitórias, passou a denominar-se Coordenadoria de Perícias, com subordinação direta ao Secretário de Segurança Pública. Aderindo à edição da Lei Complementar nº 114/05, a Coordenadoria-Geral de Perícias passou a ter nova estrutura organizacional, composta pelas seguintes unidades:

  • Instituto de Análises Laboratoriais Forenses–IALF
  • Instituto de Criminalística–IC
  • Instituto de Identificação–II
  • Instituto de Medicina e Odontologia Legal–IMOL

A missão dos institutos que compõem a Coordenadoria-Geral de Perícias é aprimorar as técnicas com a finalidade de elucidar o delito na busca da verdade. Com a publicação do Decreto 12.107, de 24 de maio de 2006, foram acrescidos o Departamento de Apoio às Unidades Regionais – DAUR, responsável pela gerência das atividades administrativas e operacionais das 11 (onze) Unidades Regionais de Perícia e Identificação, situados no interior do Estado, e o Departamento de Apoio Operacional – DAO, responsável pelas atividades de Recursos Humanos, Suprimentos, Patrimônio e Procedimentos Administrativos.

Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF)

Realiza exames periciais laboratoriais, relativos às infrações penais nas áreas de biologia, química, bioquímica, física e identificação relacionada à genética, toxicologia, dentre outras ciências correlatas da atividade forense.

Instituto de Criminalística "Hercílio Macellaro" (IC)

Realiza perícias na área de criminalística, relacionadas aos locais de crimes decorrentes de infrações penais, assim como exames indiretos, documentoscopia, reproduções simuladas, exames de balística forense, de identificação de veículos, de perícias especiais e audiovisuais, entre outros.

Instituto de Identificação (II)

Realiza exames periciais de papiloscopia, necropapiloscopia, retrato falado, pesquisa de busca, comparação de impressões digitais de classificação datiloscópica e identificação civil e criminal do Estado.

Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL)

Realiza perícias médico-legais, relativas à área criminal requisitadas pelas autoridades competentes, por intermédio de exames da área clínica médica, de tanatologia de exames indiretos e do DPVA entre outros.

Divisões no Interior do Estado
  • Unidade Regional de Perícia e Identificação - URPI Aquidauana
  • Unidade Regional de Perícia e Identificação - URPI Corumbá
  • Unidade Regional de Perícia e Identificação - URPI Coxim
  • Unidade Regional de Perícia e Identificação - URPI Dourados
  • Unidade Regional de Perícia e Identificação - URPI Fátima do Sul
  • Unidade Regional de Perícia e Identificação - URPI Jardim
  • Unidade Regional de Perícia e Identificação - URPI Naviraí
  • Unidade Regional de Perícia e Identificação - URPI Nova Andradina
  • Unidade Regional de Perícia e Identificação - URPI Paranaíba
  • Unidade Regional de Perícia e Identificação - URPI Ponta Porã
  • Unidade Regional de Perícia e Identificação - URPI Três Lagoas

Ver também[editar | editar código-fonte]


Polícias Judiciárias dos Estados do Brasil
Brasão da Polícia Civil do Acre.jpg Acre Insígnia da Polícia Civil da Bahia.jpg Bahia Polcivgoias.jpg Goiás Recorte.png Minas Gerais Polcivpernambuco.png Pernambuco PCERS.jpg Rio Grande do Sul Insígnia da Polícia Civil de São Paulo.jpg São Paulo
PCEA.jpg Alagoas PCECE.jpg Ceará Brasão-Polícia Maranhão.jpg Maranhão PCEP.gif Pará PCEPI.jpg Piauí PCERO.jpg Rondônia PCESE.png Sergipe
PCEAP.jpg Amapá PCDF 2.png Distrito Federal PolcivMS.gif Mato Grosso Brasão Polícia Civil da Paraíba.jpg Paraíba BrasãoPCERJ.jpg Rio de Janeiro Brasão PC Roraima.jpg Roraima Pctocantins.jpg Tocantins
Brasão da Polícia Civil do Amazonas.JPG Amazonas BrasaoPCES.JPG Espírito Santo PCEMS.jpg Mato Grosso do Sul Logo policia civil.gif Paraná Brasao-Policia-Civil-RN.png Rio Grande do Norte PCSC.jpg Santa Catarina