Companhia Paranaense de Energia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Copel)
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Copel
Companhia Paranaense de Energia S.A.
Tipo Empresa de capital aberto
Cotação BM&F Bovespa: CPLE3, CPLE6
BMAD: XCOP
NYSEELP
Indústria Energia
Telecomunicações
Fundação 26 de outubro de 1954
Sede Curitiba, PR,  Brasil
Áreas servidas Paraná
Presidente Lindolfo Zimmer
Pessoas-chave Lindolfo Zimmer (Presidente)
Ricardo Portugal Alves (CEO)
Empregados 8.300
Produtos energia elétrica
Serviços de internet
Lucro Lucro R$ 1,010 bilhão (2010)[1]
Renda líquida Aumento R$6,9 bilhões (2010)[1]
Página oficial copel.com
Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga da Copel no interior do Paraná, próximo a cidade de Mangueirinha.

A Companhia Paranaense de Energia (COPEL) é uma empresa brasileira do estado do Paraná que gera, transmite e distribui energia elétrica e também atua nas áreas de telecomunicações em praticamente todo o Estado, com uma população estimada em 2009 de aproximadamente 10.686.247 habitantes e com um quadro de funcionários de aproximadamente 8.300 empregados.

Fundação da empresa[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 26 de outubro de 1954 (60 anos) pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto, cujo objetivo inicial foi construir todo o sistema elétrico no Paraná, até à época praticamente inexistente.

Geração e transmissão de energia elétrica[editar | editar código-fonte]

Atualmente (Março de 2008), a Companhia Paranaense de Energia tem uma capacidade geradora de 4.550 MW, produzidos por dezoito usinas, estas com alto nível de automação e, portanto, comandadas a distância, algumas delas não possuindo operadores.

O sistema de transmissão de energia elétrica da Copel, no estado do Paraná, é formado por 1.822,0 km de linhas e 30 subestações de energia automatizadas e telecomandadas.

Distribuição de energia elétrica[editar | editar código-fonte]

Carro de serviço da Copel

Seu sistema de distribuição é formado por 178.979 km de linhas e 341 subestações, sendo 334 operadas a distância. Atende a mais de 3,4 milhões de unidades consumidoras em 393 municípios.

Telecomunicações[editar | editar código-fonte]

Começou a atuar neste setor em 1998 e já está presente em 183 cidades, com mais de 10.500 km de cabos ópticos instalados no Paraná, possui um sistema SDH para transporte de comunicação e informação a todas estas cidades, o primeiro instalado no Brasil. Conta com uma grande infra-estrutrura de rede IP-MPLS e também com redes de acesso metropolitano Gigabit Ethernet todo em fibras ópticas, permitindo amplas soluções de conectividade, de redes privadas e de acesso à Internet em todo o Estado.

Toda esta grande infraestrutura de telecomunicações forma e dá suporte para todos os operadores de serviços de telecomunicações que atuam, ou queiram atuar no Paraná, operadores de serviços de comunicações de rádio e TV e para empresas em geral em todo o Estado, sendo este o único estado do Brasil a contar com uma rede alternativa para provimento destes serviços.

Sua rede atende a mais de 500 empresas, da Ilha do Mel até Foz do Iguaçu e de Florestópolis até União da Vitória, e também já conecta mais de 2.000 escolas levando Internet e comunicação a todos os alunos das escolas públidas do Estado do Paraná.

Distribuição de gás[editar | editar código-fonte]

Atua na área de distribuição de gás, via empresa Compagás, atendendo a sete municípios do Paraná com Gás Natural para uso de empresas, residências e em veículos.

Energias renováveis[editar | editar código-fonte]

Desenvolve a prospecção e análise de viabilidade técnica e econômica de projetos de energias renováveis, incluindo a energia eólica, biodiesel, biodigestores, o levantamento do potencial de biomassa para fins energéticos e também projetos de energia limpa com o uso de carros elétricos, dentre outros.

Concessões rodoviárias[editar | editar código-fonte]

A empresa participou do leilão de novas concessões rodoviárias em 2008, não vencendo nenhum lote. Deve voltar a participar de leilões em oportunidades futuras.

Pesquisa e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Por ação própria e em conjunto com o LACTEC e outras importantes entidades de pesquisa tem realizado e desenvolvido diversos produtos que auxiliam na melhoria da qualidade, da confiabilidade e do suprimento dos seviços de energia elétrica, de distribuição de gás, de fontes alternativas e renováveis de energias e de telecomunicações aos cidadão e empresas de todo o Estado do Paraná.

Capital[editar | editar código-fonte]

A Copel abriu seu capital em abril de 1994 na Bovespa e em 1997 foi a primeira empresa do setor elétrico brasileiro a ter suas ações negociadas na bolsa de Nova York. Também tem suas ações negociadas desde 2002 na Latibex braço latino-americano da bolsa de valores de Madri. A partir do dia 7 de maio de 2008, as ações da Copel passaram a integrar oficialmente o Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa.

Falecimento do presidente da empresa[editar | editar código-fonte]

Em 24 de novembro de 2010, o então presidente da companhia, Ronald Thadeu Ravedutti, morreu em um acidente de carro no quilômetro 38 da BR-116, próximo a Campina Grande do Sul[2] . Outras duas pessoas que estavam no veículo, o motorista e um fotógrafo da companhia, sofreram apenas ferimentos leves. A causa do óbito do presidente fora a falta do uso do cinto de segurança (foi arremessado para fora do veículo, depois do mesmo rodar na pista e bater), em função do cinto, os outros ocupantes do veículo, tiveram apenas ferimentos e permaneceram vivos. No lugar de Ravedutti, a companhia anunciou interinamente para o cargo Raul Munhoz Neto, então diretor de Geração e Transmissão de Energia e de Telecomunicações da empresa.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]