Copiapó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Copiapó
População 129.091 habitantes
Censo 2002
Área 16.681,3 km²
Densidade 7,74 hab/km²
Região Atacama
Província Copiapó
Mapa
Comuna Copiapó.png

Copiapó é uma comuna da província de Copiapó, localizada na Região de Atacama, Chile. Possui uma área de 16.681,3 km² e uma população de 129.091 habitantes (censo de 2002). Copiapó é a capital da província de Copiapó e da Região do Atacama.

A cidade e seus arredores possuem uma grande riqueza mineral e agroindustrial. O grande desenvolvimento da agricultura se deve a aplicações de técnicas de uso eficiente da água, como a irrigação por gotejamento. Isto faz com que uma região árida produza uma das melhores uvas do mercado mundial.

A cidade ficou mundialmente conhecida pelo Acidente na mina San José em 2010.

Atrativos urbanos[editar | editar código-fonte]

Igreja de Belém: Foi construída pelos jesuitas durante a época colonial e restaurada pela família Fraga em 1856, passando a fazer parte da residência da mesma. Seu mobiliário e santos foram trazidos da França.

Catedral: Está localizada junto à praça de Copiapó. Foi construída entre 1840 e 1851 com estilo neoclássico inglês. Sua construção é de madeira. Sua frente tem colunas e possui uma grande torre quadrada. As lápides de ilustres cidadãos estão conservadas neste templo, declarado Monumento Nacional.

No centro da cidade está a Praça Prat. Era a antiga Praça de Armas da cidade. Em 1880 se plantaram as 84 pimenteiras que ainda hoje existem.

A Estação Ferroviária foi edificada em madeira em 1854. Possui escritórios, salas de espera e plataformas cobertas. Foi restaurada em 1982. É Monumento Nacional.

A Avenida Matta é uma importante artéria da cidade. Possui frondosas árvores e monumentos históricos. Em um de seus extremos está a Casa de Empregados da Ferrovia, em estilo neoclássico, erguida em 1860 e declarada Monumento Nacional.

Igreja de São Francisco: Numa das pequenas praças da Avenida Matta, se encontra esta igreja. Foi construída em madeira revestida de barro, porém quem a observa pensa que é de cimento. Foi edificada em 1872 por franciscanos. Junto à igreja está o convento de San Francisco del Valle, fundado em 1662.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]