Copo americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Copo Americano Tradicional

Copo americano é um modelo de copo desenvolvido e produzido pela empresa Nadir Figueiredo, muito utilizado em padarias, bares e botecos do Brasil.

É utilizado para se tomar desde café até cachaça, sendo eleito nos anos 90 O melhor copo pra se tomar cerveja do Brasil. É também muito utilizado como medida em receitas, para bolos, macarrão instantâneo e medida de sabão em pó. É feito em vidro e tem 200 ml. Por ser tão popular, virou nome de linha da empresa Nadir Figueiredo.

O Copo Americano foi criado quando o empresário Nadir Dias de Figueiredo teve a ideia de produzir no Brasil copos de vidro, ainda nos anos 1940. Ele se inspirou em copos que naquela época eram somente produzidos nos Estados Unidos e por isso o chamou de copo americano. Contudo, o modelo de Nadir Dias de Figueiredo foi completamente desenhado e desenvolvido para os costumes brasileiros.[1]

Pode se dizer que é um icone do Brasil e que faz parte da história do País.

Em Belo Horizonte, também é conhecido como copo lagoinha. Supõe-se que ganhou este apelido por ser muito utilizado na zona boêmia de Belo Horizonte conhecido como Bairro Lagoinha. No mercado de atacadistas, é conhecido simplesmente por "copo" ou "2010" - que é o seu código de referência interna do fabricante Nadir Figueiredo S/A.

Seu desenho único é reconhecido como um dos grandes designs do Brasil. O Copo Americano foi exposto em 2009 no MOMA de Nova York como um símbolo do design Brasileiro todo mérito deve ser atribuído ao próprio empresário Nadir Figueiredo.[2]

Referências

  1. Nadir Figueiredo - 28 April 2010 (em português) Nadir Figueiredo (28/04/2010). Página visitada em 28/04/2010.
  2. ValorOnLine Valor Econômico - 28 April 2010 (em português) Valor Econômico (28/04/2010). Página visitada em 28/04/2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.