Rolieiro-de-peito-lilás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Coracias caudatus)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaRolieiro-de-peito-lilás
Coracias caudatus
Coracias caudatus
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Coraciiformes
Família: Coraciidae
Género: Coracias
Espécie: C. caudatus
Nome binomial
Coracias caudatus
Lineu, 1766
Distribuição geográfica

O rolieiro-de-peito-lilás (Coracias caudatus) é uma ave coraciforme do grupo dos rolieiros [2], que ocorre em África, da faixa entre Namíbia e Moçambique até à Etiópia. Habita bosques e savanas, estando ausente de zonas áridas.[3]

É uma ave com cerca de 36 cm de comprimento, grande comparando com os restantes rolieiros. A sua plumagem é muito colorida e caracterizada pelas faces e peito roxo que dá o nome à espécie. O topo da cabeça é verde-claro, o dorso é castanho e a barriga azul vivo. Em voo pode ser identificado pelas asas azuis. O rolieiro-de-peito-lilás tem uma cauda comprida com rectrizes exteriores muito longas. O bico e os olhos são negros.

O rolieiro-de-peito-lilás tem um modo de vida solitário, agrupando-se em casais na época de reprodução. Passa a maior parte do tempo posado em ramos de árvore, postes de eletricidade ao longo de estradas e outros locais elevados, de onde consegue detetar possíveis presas. Estas são insetos, principalmente gafanhotos e escaravelhos, aracnídeos, e pequenos vertebrados. Quando a presa é localizada, este rolieiro realiza um voo picado, muito rápido e geralmente bem-sucedido. Os rolieiros-de-peito-lilás são atraídos por fogos naturais, para se alimentar de pequenos animais em fuga.

A época de reprodução decorre entre agosto e dezembro. O ninho é básico e aproveita cavidades naturais em troncos de árvore. Os rolieiros-de-peito-lilás não nidificam a menos de 6-7 metros do solo. Cada postura tem entre 2 a 4 ovos de cor branca. A incubação, cerca de três semanas, e os cuidados parentais aos juvenis, prestados durante cerca de um mês, são partilhados por ambos os sexos. O rolieiro-de-peito-lilás é um residente comum na sua área geográfica e não se encontra em risco de extinção.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «IUCN red list Coracias caudatus». Lista vermelha da IUCN. Consultado em 18 de abril de 2022 
  2. «Os Nomes Portugueses das Aves do Mundo» (PDF). europa.eu. 20 de junho de 2021. Consultado em 3 de julho de 2023 
  3. «Coracias caudatus» (em inglês). ITIS (www.itis.gov) 
  • Maclean, G.L., 1993. Robert’s Birds of Southern Africa. 6th Edition. John Voelcker Bird Book Fund
  • Systema Naturae ed.12 p. 160
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Rolieiro-de-peito-lilás
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Rolieiro-de-peito-lilás