Coraciidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCoraciidae
Coracias caudata

Coracias caudata
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Coraciiformes
Família: Coraciidae
Géneros
Coracias

Eurystomus

Coraciidae é a família de aves coraciformes,que foi descrita por Rafinesque em 1815, que inclui os rolieiros. O género-tipo da família é Coracias (Linnaeus, 1758). O grupo habita o Velho Mundo e a maioria biodiversidade encontra-se nas regiões de clima quente a temperado. Existem 16 espécies, classificadas em dois géneros: Coracias e Eurystomus.

Os rolieiros são aves de médio porte, com bico largo e relativamente curto, ligeiramente encurvado na ponta. As patas são características do grupo, com o segundo e terceiro dedos unidos na base. As asas são grandes e arredondadas e a cauda pode ser longa, por comparação com o resto do corpo. A plumagem é colorida, em tons de azul, púrpura, verde e castanho. Os rolieiros não apresentam dimorfismo sexual.

Os rolieiros alimentam-se de insectos que caçam em voos por vezes bastante acrobáticos. Estas aves não constroem ninhos e chocam os ovos em buracos de árvores.

A espécie mais comum do grupo é o rolieiro-comum (Coracias garrulus)

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Maclean, G.L., 1993. Robert’s Birds of Southern Africa. 6th Edition. John Voelcker Bird Book Fund
  • Analyse Nature: 67
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies