Corazim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Corazim foi uma vila ao norte da Galileia, 3 km de Cafarnaum em uma colina acima da costa norte do Mar da Galileia. No tempo da Talmude, Corazim foi uma cidade judaica famosa pela sua produção de trigo de boa qualidade. No século XVI costumavam residir em Corazim pescadores judeus.

A cidade bíblica de Corazim ficava a norte de Cafarnaum, perto do chamado Monte das Bem-Aventuranças. Cafarnaum, Corazim e Betsaida constituíam o chamado «triângulo evangélico». De facto, nestas cidades ou nas suas proximidades, decorreu significativa parte da vida pública de Jesus.

Sinagogas[editar | editar código-fonte]

A única sinagoga visível hoje foi construída no final do século III, destruída no século IV e reconstruída no século VI.[1]

Referências Bíblicas[editar | editar código-fonte]

Corazim, juntamente com Betsaida e Cafarnaum, foram denominadas, nos evangelhos de Mateus e Lucas do Novo Testamento, como "cidades" (mais do que pequenas aldeias) nas quais Jesus realizou a maior parte de seus prodígios. Contudo, devido estas cidades «não se haverem arrependido» (Mateus 11:20), foram posteriormente amaldiçoadas.

Os estudiosos crítica bíblica que aceitam a teoria das duas fontes afirmam que esta história era originalmente parte da fonte Q, utilizada por Mateus e Lucas.

Além da referência nos evangelhos, Corazim é mencionada no Talmude Babilônico, (Menahot, 85a) como uma cidade conhecida por seus grãos.

Referências

  1. Avraham Negev; Shimon Gibson (julho de 2005). Archaeological encyclopedia of the Holy Land. [S.l.]: Continuum International Publishing Group. p. 118. ISBN 978-0-8264-8571-7. Consultado em 15 de maio de 2011