Corazim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Corazim foi uma vila ao norte da Galileia, 2,4 km de Cafarnaum em uma colina acima da costa norte do Mar da Galileia. No tempo da Talmude, Corazim foi uma cidade judaica famosa pela sua produção de trigo de boa qualidade. No século XVI costumavam residir em Corazim pescadores judeus.

A cidade bíblica de Corazim ficava a norte de Cafarnaum, perto do chamado Monte das Bem-Aventuranças. Cafarnaum, Corazim e Betsaida constituíam o chamado «triângulo evangélico». De facto, nestas cidades ou nas suas proximidades, decorreu significativa parte da vida pública de Jesus.

Referências Bíblicas[editar | editar código-fonte]

Corazim, juntamente com Betsaida e Cafarnaum, foram denominadas, nos evangelhos de Mateus e Lucas do Novo Testamento, como "cidades" (mais do que pequenas aldeias) nas quais Jesus realizou a maior parte de seus prodígios. Contudo, devido estas cidades «não se haverem arrependido» (Mateus 11:20), foram posteriormente amaldiçoadas.

Os estudiosos crítica bíblica que aceitam a teoria das duas fontes afirmam que esta história era originalmente parte da fonte Q, utilizada por Mateus e Lucas.

Além da referência nos evangelhos, Corazim é mencionada no Talmude Babilônico, (Menahot, 85a) como uma cidade conhecida por seus grãos.