Corazim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Corazim foi uma vila ao norte da Galileia, 2,4 km de Cafarnaum em uma colina acima da costa norte do Mar da Galileia.

No tempo da Talmude, Corazim foi uma cidade judaica famosa pela sua produção de trigo de boa qualidade. No século XVI costumavam residir em Corazim pescadores judeus.

A cidade bíblica de Corazim ficava a norte de Cafarnaum, não longe do Monte das Bem-Aventuranças. Cafarnaum, Corozaim e Betsaida constituíam o chamado «triângulo evangélico». De facto, nestas cidades ou nas suas proximidades, decorreu significativa parte da vida pública de Jesus, que uma vez se insurge contra a sua incredulidade:

«Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! (…)
E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Não, descerás ao inferno!» (Lc 10, 13-16)

O mais interessante achado arqueológico verificado em Corozaim talvez seja o duma «cadeira de Moisés», a cadeira do chefe da sinagoga; há uma frase de Jesus onde se evoca este tipo de cadeiras.

Referências Bíblicas[editar | editar código-fonte]

Corazim, juntamente com Betsaida e Cafarnaum, foram denominadas, nos evangelhos de Mateus e Lucas do Novo Testamento, como "cidades" (mais do que pequenas aldeias) nas quais Jesus realizou a maior parte de seus prodígios. Contudo, devido estas cidades terem rejeitado suas obras ("… o não se haverem arrependido" - Mateus 11.20), elas foram posteriormente amaldiçoadas (Mateus 11.20-24; Lucas 10.13-15).

Devido à condenação de Jesus, alguns escritores medievais antigos acreditavam que o Anticristo nasceria em Corazim. Esta idéia que foi referenciada por Montague Rhodes James em sua história "Count Magnus". A história de James, por sua vez, indiretamente referida na canção "Spectre Vs Rector", interpretada pela banda de rock The Fall em seu álbum Dragnet.

A Crítica bíblica que aceita a teoria das duas fontes afirma que esta história veio originalmente do documento Q. Apesar desta evidência textual, os arqueologistas ainda não encontraram um estabelecimento datando do 1º século.

Além da referência nos evangelhos, Corazim é mencionada no Talmude Babilônico, (Menahot, 85a) como uma cidade conhecida por seus grãos.

Arqueologia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.