Coração Alado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coração Alado
Coração Alado
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Melodrama
Romance
Duração 50 minutos aproximadamente
Estado Finalizado
Criador(es) Janete Clair
Elenco
País de origem  Brasil
Idioma original (em português brasileiro)
Episódios 185
Produção
Diretor(es) Roberto Talma
Tema de abertura "Noturno", Fagner
Tema de encerramento "Noturno'", Fagner
Empresa(s) produtora(s) TV Globo
Exibição
Emissora original Rede Globo
Distribuição TV Globo
Formato de exibição (SDTV) (480i)
Formato de áudio monaural
Transmissão original 11 de agosto de 198014 de março de 1981
Cronologia
Água Viva
Baila Comigo
Programas relacionados Juegos de fuego

Coração Alado[nota 1] é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, entre 11 de agosto de 1980 e 14 de março de 1981, substituindo Água Viva e sendo substituída por Baila Comigo, em 185 capítulos.[1] Foi a 25ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Janete Clair e dirigida por Roberto Talma e Paulo Ubiratan, com o primeiro como diretor-geral.

Contou com Tarcísio Meira, Débora Duarte, Carlos Vereza, Vera Fischer, Aracy Balabanian,Walmor Chagas, Jardel Filho e Ney Latorraca nos papéis principais.

Produção[editar | editar código-fonte]

Teve cenas gravadas no agreste de Pernambuco e em Nova York.[2] O primeiro capítulo mostrou a encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no agreste pernambucano, com mais de 40 atores e 1200 figurantes. A Paixão de Cristo, dirigida por José Pimentel todos os anos àquela época, foi remontada especialmente para as gravações.[2] Foram criados 40 cenários em estúdio.[3]

Inicialmente escalada para a novela, a atriz Maria Cláudia ficou de fora de Coração Alado: viveria Catucha (papel que ficou com Débora Duarte) ou Melissa (depois defendida por Joana Fomm). A atriz foi rearranjada para a próxima novela das sete: Plumas e Paetês, substituta de Chega Mais. Da mesma forma, Maitê Proença foi chamada para ser Alexandra (vivida por Myrian Rios), mas acabou estrelando a próxima novela das seis: As Três Marias, substituta, por sua vez, de Marina.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Inconformado com os limites que a vida do interior de Pernambuco lhe impunha, estando certo de seu talento artístico, o escultor Juca Pitanga enviava suas obras para serem vendidas no Rio de Janeiro. Mas, depois de saber que estavam sendo negociadas pelo dobro do preço pelo atravessador Leandro, não teve mais dúvidas, reuniu sua família: a mãe, Dalva, e os irmãos, Anselmo e Aldeneide, e parte para o Rio. Juca, então, encontra seu outro irmão, Gabriel, que estava desaparecido, e um tio, Rômulo Pitanga.

Em contato com Gamela, funcionário de Rômulo, Juca Pitanga e sua família são instalados na pensão de dona Nina, onde ele conhece a jovem Vívian, por quem se apaixona. Vívian é sobrinha do "barão" Von Strauss, um malandro que tenta entrar na elite carioca, explorando mulheres ricas e usando a sofrida Maria Faz Favor, apaixonada por ele. Através de Roberta Karany, amiga de Vívian, Juca é empregado na empresa de cerâmicas de seu pai, Alberto Karany. Lá, Juca conhece a irmã de Roberta: Catucha - uma mulher, a princípio, implicante com o escultor, mas que se descobre apaixonada e faz de tudo para promover a sua arte. A família Karany está em guerra com Silvana, ex-mulher de Alberto, que abandonou o marido e os quatro filhos para viver nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, Silvana exige a companhia de um dos filhos, mas terá que lutar contra a hostilidade de todos. Interessada pela figura de Juca, Silvana o envolve e é dada como desaparecida na noite que passa com ele.

Com o desaparecimento de Silvana, sua irmã, Cristal, volta ao Brasil, depois de anos afastada. Veio investigar o desaparecimento da irmã e reencontrar Karany, o cunhado e antigo amor. Com ela veio o filho, Piero, que, tão logo chega, se apaixona pela caçula dos Karany, Alexandra. Mas esse é um envolvimento proibido: Piero é filho de Karany e, portanto, ele e Alexandra são irmãos. Porém Cristal é a única pessoa que pode viabilizar esse romance, pois só ela sabe que Alexandra não é filha legítima de Alberto Karany.

Enquanto isso, Catucha, agindo como marchand de Juca Pitanga, consagra sua arte e este se vê cada mais envolvido com ela e se afastando de Vívian, seu verdadeiro amor. Desiludida, Vívian deixa Juca e este se une a Catucha. Mas um fato dá uma reviravolta na história: Vívian é estuprada pelo cunhado, Leandro, que havia muito a assediava. Ao mesmo tempo que Catucha, Vívian engravida, mas não tem coragem de criar o filho e o entrega para adoção, arrependendo-se mais tarde. A criança de Catucha nasce morta e ela recebe o filho de Vívian para criar como seu filho legítimo - dela e de Juca.

Juca, por sua vez, sai do país para encontrar o irmão Gabriel, passando dois anos no exterior. Os Pitanga retornam ao Brasil beneficiados pela Lei da Anistia. Paralelo a esse conflito, correm as investigações acerca da morte de Silvana Karany. São suspeitos: seu ex-marido, Alberto, e Juca Pitanga, a última pessoa vista com a vítima, denunciado pela própria mulher, Catucha, ferida ao saber que o marido tivera um envolvimento amoroso com sua mãe.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Vera Fischer interpretou Vivian.
Aracy Balabanian interpretou Maria Faz Favor.
Walmor Chagas interpretou Alberto.
Ator Personagem
Tarcísio Meira Juca Pitanga
Vera Fischer Vívian Ribas
Débora Duarte Camila Karany (Catucha)
Walmor Chagas Alberto Karany
Jardel Filho Tássio Von Strauss
Aracy Balabanian Maria Faz Favor
Ney Latorraca Leandro Serrano
Joana Fomm Melissa Ribas Serrano
Carlos Vereza Gabriel Pitanga
Nívea Maria Roberta Karany
Carlos Augusto Strazzer Piero Camerino
Myrian Rios Alexandra Karany
Tetê Medina Crystal Camerino
Armando Bógus Jorge Gamela
Simone Carvalho Aldeneide Pitanga
Paulo Figueiredo Anselmo Pitanga
Jonas Mello Rômulo Pitanga
Eva Todor Hortência Alencar
Mário Cardoso Alberto Karany Jr.
Lisa Vieira Ieda Caldas
Otávio Augusto Fábio Caldas
Marcelo Picchi Cláudio
Sônia Clara Luciana Ravel
Roberto Faissal Cacau Durães
Leonardo Villar Marcelo França
Maria Zilda Glória França (Glorinha)
Yara Salles Dalva Pitanga
Yolanda Cardoso Nina
Lajar Muzuris Joel
Maria Helena Velasco Elza Pitanga
Diogo Vilela Gerson Alencar
Cissa Guimarães Carla
Jacyra Silva Léa
Monique Lafond Danúbia
Tony Ferreira Jaime Caldas
Tarcísio Filho Carlinhos
Oberdan Júnior Milton
Izabella Bicalho Márcia

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Bárbara Fazio Silvana Karany
Milton Moraes Ângelo Salvatti
André Valli Delegado Alexandre
Germano Filho Padre Washington
Chica Xavier Carmem
Fernando José Ronaldo Torres
Carlos Wilson Abelardo
Heloísa Helena Luzia
Clementino Kelé José
Cidinha Milan Tereza
Chris Couto Cíntia

Elenco de apoio[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Adelaide Conceição mulher do caseiro José
Dirceu Rabello porteiro de um motel
Eliana Araújo cozinheira na pensão de Maria Faz Favor
e tem um caso com patrão
Geuffer Junior desenhista da fábrica de Karany
Jessé Dantas freqüentadores da pensão de Maria Faz Favor
Joana Rocha amiga de Maria Faz Favor, trocadora de ônibus
Manoel Elizário secretário de Rômulo
Moacyr Prina copeiro dos Karany
Otávio Carnaval freqüentador da pensão de Maria Faz Favor
Quintino Tibúrcio freqüentador da pensão de Maria Faz Favor
Raimundo Emerson massagista na academia de Von Strauss
Rejane Marques Juíza Bartira Siqueira
Sérgio Dias massagista na academia de Von Strauss
Sumara Louise enfermeira de França

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Com esta novela, Janete Clair voltou a sofrer com a censura. Mas o que realmente chocou foi a cena do estupro de Vívian (Vera Fischer) cometido por Leandro (Ney Latorraca), no capítulo 40 da trama, exibido originalmente em 25 de setembro de 1980[4].

Outra controvérsia da novela foi a cena da masturbação de Catucha (Débora Duarte). Janete havia pedido ao diretor Roberto Talma uma cena forte de sexo. Os ângulos mostraram a expressão de êxtase da personagem, estirada sobre uma cadeira, e seus pés fazendo pequenos movimentos circulares. Depois da exibição do capítulo 171 em 24 de fevereiro de 1981, os arquivos que continham os roteiros desapareceram, e a fita do capítulo foi apagada.[4] 40 anos depois, a novela Um Lugar ao Sol também exibiu uma cena de masturbação feminina, através da personagem Rebeca (Andréa Beltrão), recebendo elogios e também críticas do público. Por coincidência, Débora e Andréa vivem mãe e filha nesta trama.[5]

A despeito das críticas de parte do público e da imprensa, sua exibição original obteve média geral de 57 pontos no IBOPE pelo método eletrônico, sendo considerada um sucesso por superar a meta estabelecida na época pela Rede Globo para o horário (50 pontos). No entanto, a trama jamais foi reprisada posteriormente pela emissora por conta de tais controvérsias.[4]

Estado de conservação[editar | editar código-fonte]

Ao relembrar a carreira do ator Tarcísio Meira, a jornalista Tati Machado revelou no programa É de Casa que a novela não foi preservada no acervo da Globo por conta da reutilização das fitas e a falta de espaço no acervo da emissora.[6]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Foi disponibilizada no Globoplay em 22 de janeiro de 2024, através do projeto Fragmentos, que resgata obras que possuem poucos capítulos preservados.[7] Ao todo, foram resgatados os capítulos 1, 2, 92, 93, 184 e 185.[8]

Música[editar | editar código-fonte]

Nacional[editar | editar código-fonte]

  1. MomentosJoanna (tema de Catucha)
  2. Ponto de InterrogaçãoLuiz Gonzaga Jr. (tema de Leandro)
  3. Moda de Sangue - Elis Regina (tema de Gabriel e Roberta)
  4. Escravo da AlegriaVinícius e Toquinho
  5. Só Nos Resta ViverÂngela Rô Rô (tema de Glorinha)[9]
  6. Você e Eu, Eu e VocêTim Maia
  7. LavadeirasDenise Emmer (tema de Dalva)[9]
  8. Ela e EuMaria Bethânia
  9. PássaraFrancis Hime e Chico Buarque (tema de Silvana)
  10. Meu Bem QuererDjavan (tema de Vívian)
  11. Quero ColoFábio Jr. (tema de Alexandra e Piero)
  12. Sem CompanhiaClara Nunes (tema de Maria Faz-favor)
  13. ViajanteDominguinhos (tema de Juca Pitanga)
  14. NoturnoFagner (tema de abertura)

Internacional[editar | editar código-fonte]

  1. The Winner Takes It AllAbba (tema de Juca Pitanga e Vívian)
  2. SurviveJimmy Buffett (tema de Gabriel e Roberta)
  3. I'm So Glad That I'm a Woman – Love Unlimited
  4. All Out Of LoveAir Supply (tema de Catucha)
  5. First Be a Woman – Leonore O’Malley
  6. After You – Michael Johnson (tema de Melissa)
  7. More LoveKim Carnes (tema de Luciana)
  8. SailingChristopher Cross (tema geral)[9]
  9. I Love You Dancer – Voyage
  10. Shine On – L.T.D. (tema de Alexandra e Piero)
  11. Rescue Me – A Taste of Honey
  12. Roller Shake – La Flavour
  13. Mighty SpiritThe Commodores
  14. You'll Never KnowHenry Mancini (tema de Karany e Cristal)

Notas

  1. estilizado como ♥ Alado.

Referências

  1. «Coração Alado». Teledramaturgia. Consultado em 15 de dezembro de 2015 
  2. a b «Coração Alado - Produção». Memória Globo. Consultado em 15 de dezembro de 2015 
  3. «Coração Alado - Cenografia e arte». Memória Globo. Consultado em 15 de dezembro de 2015 
  4. a b c Xavier, Nilson. «Coração Alado». Teledramaturgia. Consultado em 19 de março de 2021 
  5. NewsPrime (25 de novembro de 2021). «Fato raro, mas não inédito: Globo exibe cena chocante em Um Lugar ao Sol». TV História. Consultado em 29 de novembro de 2021 
  6. «Cissa Guimarães estreou na TV em novela protagonizada por Tarcísio Meira». Globoplay. 14 de agosto de 2021. Consultado em 6 de março de 2022 
  7. Marckezini, Fabio (17 de janeiro de 2024). «Projeto do Globoplay sobre novelas incompletas ganha data de estreia». Duh Secco. Consultado em 17 de janeiro de 2024 
  8. «Projeto Fragmentos: Globoplay recupera novelas incompletas dos anos 70 e 80; saiba primeiros títulos». www.folhape.com.br. Consultado em 22 de janeiro de 2024 
  9. a b c Xavier, Nilson. «Coração Alado» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]