Corbie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Corbi
  Comuna francesa França  
Abadia de Corbie.
Abadia de Corbie.
Abadia de Corbie.
Símbolos
Brasão de armas de Corbi
Brasão de armas
Localização
Corbi está localizado em: França
Corbi
Localização de Corbi na França
Coordenadas 49° 54' 35" N 2° 30' 29" E
País  França
Região Altos da França
Departamento Somme
Características geográficas
Área total 16,25 km²
População total (2018) [1] 6 386 hab.
Densidade 393 hab./km²
Altitude 26–108 m
Código Postal 80800
Código INSEE 80212

Corbie é uma comuna do departamento de Somme, na França. É uma pequena cidade perto de Amiens. A cidade surgiu a partir da Abadia de Corbie, um dos centros de iluminura da época Merovíngia.

Abadia de Corbie[editar | editar código-fonte]

A Abadia de Corbie é um monastério beneditino dedicado a São Pedro. Foi fundado em 660. A Abadia é reconhecida por sua biblioteca, que foi formada a partir de obras que vieram da Itália) e por seu scriptorium (sala dedicada a cópia de manuscritos, na Idade Média). Era um importante centro para transmissão do conhecimento dos trabalhos da Antiguidade. Sua biblioteca continha trabalhos até mesmo inéditos de Tertuliano, obras de Villard de Honnecourt, trabalhos de Geometria de Euclides, Boécio e Cassiodoro. Hoje, acredita-se existir mais de duzentos manuscritos originais da Biblioteca de Corbie.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021