Cordia salicifolia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaChá-de-bugre
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Família: boraginaceae
Espécie: C. salicifolia
Nome binomial
Cordia salicifolia
Vahl, 1805
Sinónimos
Cordia digynia, Cordia coffeoides

O chá-de-bugre (Cordia salicifolia, Cordia digynia ou Cordia coffeoides), também conhecido como porangaba, bugrinho, café-do-mato, café-de-bugre e chá-de-frade, é uma planta medicinal sul-americana.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Porangaba" é oriundo do tupi porã'gaba, "beleza"1 . "Bugrinho" é o diminutivo de bugre2 . "Café-do-mato" e "café-de-bugre" são referências ao fato de os frutos da planta se assemelharem aos do cafeeiro.

Características[editar | editar código-fonte]

Árvore de copa alongada, de 8-12m de altura com tronco de 30/40 cm de diâmetro, nativa desde o nordeste até o sul do Brasil, principalmente na floresta semidecídua. Ocorre também no Paraguai. Folhas simples, totalmente desprovidas de pubescência, de 8–14 cm de comprimento. Flores pequenas, perfumadas, de cor branca, com cálice campanulado3 . Os frutos são bagas globosas, drupáceas3 , de cor vermelha, semelhantes ao fruto do cafeeiro.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 366
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.291
  3. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.387

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.