Corey Haim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Corey Haim
Nome completo Corey Ian Haim
Nascimento 23 de dezembro de 1971
Toronto, Ontário
 Canadá
Morte 10 de março de 2010 (38 anos)
Los Angeles, Califórnia
 Estados Unidos
Ocupação Ator
Página oficial
IMDb: (inglês)


Corey Ian Haim (Toronto, 23 de dezembro de 1971Los Angeles - 10 de março de 2010) foi um ator canadense, conhecido por sua carreira como ídolo teen dos anos 1980. Ele estrelou em vários filmes como Lucas, Os Garotos Perdidos, Sem Licença Para Dirigir e Um Sonho Diferente e, em particular, colaborou várias vezes com o também ator Corey Feldman. Haim e Feldman, estrelaram um programa televisivo intitulado The Two Coreys[1] , que foi ao ar pela A&E Network em 2007 e 2008.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele fez sua estréia no Quando se Perde a Ilusão em 1984 , atuando ao lado de Sarah Jessica Parker e Robert Downey, Jr. como um menino cuja família é ameaçada pelo novo namorado violento de sua mãe, interpretado por Peter Weller . Durante as filmagens Haim foi elogiar o ator mais velho em sua performance. Quando Weller o pegou pelo colarinho e jogou Haim contra uma parede e o avisou para não falar com ele depois de um take. No entanto Weller veio a pedir desculpas para Haim pelo incidente e atribuiu-o método de agir como se ele estivesse tentando ficar no papel do personagem do vilão. Parker lembra que Haim sempre ficava muito próximo dela e o namorado Downey Jr. , que lhe ensinou como aplicar mousse de cabelo, dizendo: ". Ele era naturalmente talentoso e um verdadeiro encantador, elas o adoravam.

Em 1985, Haim apareceu em pequenos papéis em admiradora secreta e O Romance de Murphy , ao lado de Sally Field. Ele conseguiu o papel de protagonista em Bala de Prata , adaptação do livro de Stephen King 's para o cinema, interpretando um paraplégico adolescente, que tenta avisar o seu tio (interpretado por Gary Busey ) que a pequena cidade está sendo aterrorizada por um lobisomem.

Haim começou a ganhar reconhecimento da indústria, ganhando seu primeiro prêmio Young Artist como um jovem ator excepcional ao estrelar o filme feito para o Canal NBC A Hora de Viver , no qual interpretou brilhantemente o filho de Liza Minnelli, que sofria de distrofia muscular. Enquanto ensaiava em um rua de Montreal, Minnelli ensinou Haim como andar como alguém com distrofia muscular. Após a filmagem, Haim namorou uma mulher de 23 anos de idade. Na época, o pai de Haim estava agindo como seu empresário, e recusou o papel que seria de River Phoenix em A Costa do Mosquito ao lado de Harrison Ford. O Produtor Stanley Jaffe se aproximou de Haim e recomendou que ele conseguisse um novo agente em Los Angeles.

Papel de estréia do Haim veio em 1986, quando ele estrelou ao lado de Kerri Green , Charlie Sheen e Winona Ryder como o personagem-título em Lucas A Inocência do Primeiro Amor , uma história sobre o primeiro amor e angústia adolescente, que gira em torno de um garoto inteligente (Haim) que se esforça para aceitação de uma líder de torcida (Green). Haim tinha quatorze anos e se apaixonou por Green. Não percebendo que ela tinha dezoito anos, ele a convidou para sair em um elevador. o amor não correspondido ajudou Haim a se inspirar no seu desempenho com Green no filme. Haim tinha lido o papel de River Phoenix em Conta Comigo enquanto almoçava com o diretor Rob Reiner's , e conseguiu o papel no mesmo dia em que ele lhe foi oferecido Lucas . Mais tarde, ele disse que teria mudado sua decisão. 

Haim foi nomeado para um desempenho excepcional por um jovem ator em um filme - Comédia ou Drama nas Prémio Jovem Artista por sua performance como Lucas, e crítico de cinema Roger Ebert deu-lhe um brilhante comentário: "Ele cria um dos mais três personagens tridimensionais, complicado, interessantes de qualquer idade em qualquer filme recente. Se ele pode continuar a agir esta bem, ele nunca vai se tornar uma estrela mirim esquecida, vai continuar a crescer e se tornar um grande ator. Ele é tão bom. " Na sequência de Lucas , Haim mudou-se para Los Angeles, e estrelou em 1987 a série de televisão de curta duração Roomies ao lado de Burt Young .

Em 1987, Haim teve um papel de destaque como Sam Emerson, o mais novo dos dois irmãos, um adolescente leitor de quadrinhos que se torna um caçador de vampiros em Os Garotos Perdidos de Joel Schumacher 's. Embora tivesse visto Lucas , Schumacher não aceitou logo de inicio Haim como protagonista de seu filme. O diretor foi convencido em sua primeira reunião na Warner Brothers, o jovem elenco incluía Jason Patric , Kiefer Sutherland e Jami Gertz , Segundo Haim "um dos maiores momentos pessoais em a minha vida ". Além de fazer de Haim uma estrela adolescente, foi durante ess filme que se iniciou sua parceria com Corey Feldman, que se tornou seu melhor amigo fora da tela. Os dois jovens atores já havia tomado conhecimento um do outro, quando Haim fez teste para viver o Bocão em Os Goonies , que Feldman acabou garantindo o papel. "Os Dois Coreys" se tornaram as estrelas adolescentes mais bem pagos dos anos 80. [ 35 ] Haim visivelmente abraçou os privilégios de sua recente fama, tornando-se regular sua presença no Soda Pop Club Alphy, uma discoteca privada para os atores menores de idade no Hollywood Roosevelt Hotel .

Os garotos Perdidos foi bem recebida pela maioria dos críticos, feitos mais de US $ 33 Milhões de Dólares nas bilheterias dos Estados Unidos, e é considerado um clássico dos anos 80. O desempenho rendeu Haim outra indicação ao Young Artist Award, como Melhor Jovem Homem em um Filme .

Na era das Revistas-Teen as Tiger Beat e Bop , Haim era uma estrela presente praticamente em todas as capas. Haim desfrutava de sua reputação como um galã, ao invés de tentar evitar o rótulo como seus colegas River Phoenix e Johnny Depp.

Haim e Feldman conseguiram um grande numero de fãs em uma série de filmes dos amigos juntos, tornando-se uma lista requisitada por jovens adolescentes. Em seguida veio Sem Licença par Dirigir , co-estrelado por Feldman e Heather Graham , em que Haim viveu o papel principal de Les Anderson, cuja vida amorosa é limitada pela falta de um carro, e que alcança sua fantasia dirigindo pelas ruas de Los Angeles em uma noite selvagem.

No período que antecedeu a estréia de Sem licença para dirigir, Haim estava recebendo 2.000 cartas de fãs por semana, e passou seu tempo tentando evitar os adolescentes ficando na Mansão que havia comprando em Los Angeles e morava com sua mãe. Haim seu segundo Young Artist Award, e o filme faturou mais de US $ 22 milhões de dólares nos Estados Unidos. Haim em seguida estrelou o filme de terror Watchers , adaptado do romance de Dean R. Koontz, no qual ele interpretou um adolescente que faz amizade com um cão altamente inteligente, alterada por testes militares, levando à dois a serem perseguidos.

Haim e Feldman se uniram novamente na comédia romântica Um Sonho Diferente, em que Haim vive Dinger, um aluno com cabelos cheios de mousse e jeans rasgados que andava com uma bengala depois que sua mãe passou por cima de sua perna em seu Volvo. Quatro dias antes da filmagem que começou em 7 de janeiro de 1988, Haim quebrou a perna. O personagem de Dinger foi reescrito.

A trilha sonora do filme incluia sucessos como "It's The End Of The World As We Know It" do R.E.M,Into the Mystic" de Van Morrison e "Rock On'' de Michael Damian's que chegou a single numero um na parada Billboard Hot 100, com Haim e Feldman fazendo participação no video clipe da canção. Nessa fase Os Dois Corey's tinham atingido um nível fama e popularidade muito alta em Hollywood, que acabaram se acomodando. Haim tornou-se fortemente envolvido na década de 1980 em festas jovens de Hollywood. 

Haim já estava bebendo cerveja no início da adolescência no set de Lucas em 1985, e um ano mais tarde, ele tentou a maconha no set de Os Garotos Perdidos ."Eu vivia em Los Angeles nos anos 80, não era o melhor lugar para se estar ", disse Haim. "Eu usei cocaína por cerca de um ano e meio, em seguida ceio o craque." Mais tarde, ele disse que em sem licença para dirigir foi o seu "ponto de ruptura" para se tornarem dependentes. 

Em seu retorno depois de férias com a família no Hawaii em maio de 1989, Haim disse à imprensa que estava limpo por um mês depois e conseguiu sem a ajuda de um programa intensivo de drogas. [ 43 ] "Eu queria estar limpo por mim, não para qualquer outra pessoa ", disse Haim. Eu não estava falando com a minha mãe, eu não estava ido para a escola há quatro meses e meio ". Ele acrescentou: "É assustador para voltar para a terra", depois de ter sido dependente de narcóticos, mas "é apenas algo que eu tinha que fazer". Haim disse que queria voltar na escola antes de filmar outro grande sucesso novamente em quatro meses, com o diretor Mark Rocco o filme Blue Moon. O filme nunca foi feito.

Em novembro de 1989 Haim lançou um vídeo documentário  auto-promocional intitulado Corey Haim: Me, Myself, and I , que se passava um dia da sua vida. Feito de monólogos de Haim a frente da câmera, no entanto, sem foco e sugeriu que ele estava sob a influência durante as filmagens. Foi considerado o "pior filme de sempre" por X-Entertainment . "Bem, OS meus fãs estão lá fora, se perguntando como "ajudar Corey ', você sabe,' onde está o nosso Corey'' As coisas estão acontecendo. " 

Em mais uma tentativa de recuperar sua imagem saudável, Haim conseguiu uma linha de aconselhamento de drogas pré-gravada para os adolescentes: 1-800 COREY.

O ator Brooke McCarter de Garotos Perdidos começou a administrar a carreira Haim, em um esforço para mantê-lo limpo.

1990 [ editar ][editar | editar código-fonte]

Em 1990, Haim co-estrelou com Patricia Arquette na ficção futurista Rollerboys, realizando muitas de suas próprias cenas de ação. No entanto , como seus problemas com as drogas continuavam, Haim começou a perder seu público principal. Suas performances sofridas, e sua carreira no cinema na década de 1990 diminuiram e acabaram com filmes lançados diretamente em vídeos, culminado com uma carreira tão promissora. Jon Hess diretor  de Watchers lembrou: "Certamente as pessoas sabiam sobre seu vício em ver alguém tão jovem. e com tanto talento já ser perseguido por aqueles demônios era difícil. " [

Em 1991, Haim estrelou Maquina dos Sonhos ,lançado direto para vídeo, assim como aconteceu com A Primeira vez de um Adolescente, e 00 Kid um espião muito especial.

Outros filmes direto para vídeo incluem o filme de suspense erótico de 1992 Envolvidos com o Perigo. Co-estrelado por seu amigo Corey Feldman e Nicole Eggert , com quem Haim estava envolvido romanticamente na época, mais tarde ela afirmou que no set, médicos facilitavam suas necessidades para mantê-lo bem para gravar. [ 31 ] Ela filmava comHaim durante o dia e passava as noites com ele na sala de emergência ", pedindo para médicos uma receita diferente, em seguida, voltar a trabalhar novamente na próxima dia. " Na filmagem, Feldman acidentalmente perfurou Haim durante uma cena de luta.

Como histórias de seu uso de drogas continuaram a se espalhar, Haim sofreu uma queda público, incomum para a época, sua exposição na imprensa era intensa. Suas desventuras foram oferecidas a um nível de atenção comparável à de estrelas adolescentes, como Lindsay Lohan em uma época com a internet.

Ao longo dos próximos dois anos, Haim lançau sequencias de dois de seus filmes mais antigos, de 1994 Fast Getaway II (aqui no Brasil o Primeiro se chama Um Trapaceiro Genial e o segundo A Grande Fuga), Escola de Mergulho com Feldman e Life 101 Lembranças de um Amigo de 1995, e outra sequencia Um Sonho Diferente 2 , ao lado de Feldman. Em 1995, Haim também fez o teste,porém, sem sucesso, para o papel de Dick Grayson Robin no filme de Joel Schumacher Batman Eternamente . 

Brooke McCarter administrou a carreira de Haim até meados dos anos 90, mas, devido aos problemas com drogas de Haim, eventualmente, ele acabou deixando a carreira de Haim.

Em 1996, Haim atuou em quatro filmes, porém diretamente para vídeo, Loucademia de Esqui, o filme de ação Tensão Máxima , o terror A Maldição do Lago e Busted com seu amigo Feldman que também dirigiu o filme. Feldman foi forçado a demitir Haim depois que ele se recusou a reduzir seu uso de drogas e ficou inconsciente no set, mais tarde, dizendo que era uma das coisas mais difíceis que ele já teve que fazer, em seguida, Haim teve um pequeno papel no filme de televisão Merlin : The Quest Begins . Em 1997, ele apareceu em Em nome da Justiça e a sequencia de Tensão Máxima, (em que foi creditado como produtor executivo).

Haim quase faliu depois que saiu do filme Paradise Bar , em 1996. Ele foi processado em $ 375.000 por não divulgar seu vício em drogas como uma condição médica pré-existente no formulário do seguro. Haim pediu o Capítulo 11 falência proteção em Julho de 1997. De acordo com o relatório de falência, ele devia US $ 100.000 para o IRS , e tinha US $ 100.000 em dívidas pendentes. Em sua posse incluia US $ 100 em dinheiro, Alfa Romeo Spider vermelho 1987, US $ 750 em roupas, um fundo de pensão 31.000 dólares, e os direitos de royalties no valor de 7.500 $. Neste ponto, o papéis no cinema evaporaram.

Em 1999, Haim lançou um filme independente de baixo orçamento conturbado chamada Universal Groove em Montreal, usando tecnologia digital então emergente. O retorno de Haim para o Canadá era de interesse jornalístico, com a filmagem ganhando interesse da imprensa local e repórteres da revista People  visitando o set. No entanto, o filme teve problemas de pós-produção fatais, e o filme acabou vazando na internet. Mais de oito anos depois, os cineastas finalmente lançaram uma versão reconstruída do filme online

Morte[editar | editar código-fonte]

A causa da morte de Haim foi uma conjunção de pneumonia, problemas cardíacos e respiratórios, e não uma overdose como fora divulgado em primeira instância. A combinação de oito tipos de drogas encontradas em seu corpo - incluindo maconha - não foi suficiente para provocar sua morte .[2]

O ator namorou a atriz Alyssa Milano durante a adolescência, que ao saber da morte de Corey Haim comentou em seu twitter: "Descanse em paz, doce garoto".[3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Corey ian haim.png
Corey em 2008.
Filmes
Ano Título Papel Notas
1984 Quando Se Perde a Ilusão Brian Livingston
1985 Admiradora Secreta Jeff Creditado como Cory Haim
Bala de Prata Marty Coslaw
Hora de Viver Peter Weisman Para TV
O Romance de Murphy Jake Moriarty
1986 (Lucas) A Inocência do Primeiro Amor Lucas Blye
1987 Os Garotos Perdidos Sam Emerson
1988 Sem Licença Para Dirigir Les Anderson
Watchers - O Limite do Terror Travis Cornell
1989 Um Sonho Diferente Dinger
1990 Rollerboys - Uma Nova Geração de Guerreiros Griffin
1991 Um Trapaceiro Genial Nelson Direto para Video
A Máquina dos Sonhos Barry Davis Direto para Video
1992 Envolvidos com o Perigo Rich
A Primeira Vez de um Adolescente Eric Direto para Video
00 Kid Um Espião Muito Especial Lance Elliot Direto para Video
1993 Double Switch Eddie VG
Uma Garota Muito Especial Chris
Anything for Love Chris Calder
1994 Escola de Mergulho Dave Direto para Video
A Grande Fuga Nelson Potter Direto para Video
1995 Um Sonho Diferente 2 Dinger Holfield Direto para Video
Life 101 (Lembranças de um Amigo) Ramsy Direto para Video
1996 Shooter on the Side
Loucademia de Esqui Chris Barry Direto para Video
A Maldição do Lago Albert Direto para Video
Tensão Máxima Lenny Slater Direto para Video
1997 Demolition University Lenny Slater Direto para Video
Em Nome da Justiça Max
Busted Clifford Direto para Video
1998 Merlin Wilf Para TV
2000 Alvo Errado Marty Para TV
2002 The Back Lot Murders Tony
2007 Universal Groove Jim
2008 Garotos Perdidos: A Tribo Sam Emerson Direto para Video
2009 Adrenalina 2 Randy
New Terminal Hotel ou Do not Disturb Jasper Crash Direto para Video
American Sunset Tom Marlow
2010 Shark City Chip Davis
Decisions Det. Lou Andreas Ultimo Filme
The Dead Sea Oso Nome apenas nos créditos
The Throwaways Pré produção
Buds Gerke Pré produção
The Science of Cool Pré produção
A Detour in Life James Pré produção
SAD (Standard American Diet) Matt Domain Pré produção
Televisão
Ano Título Papel Notas
1984 / 1985 The Edison Twins Larry 26 episódios
1987 Roomies Matthew Wiggins 8 episódios
1998 PSI Factor: Chronicles of the Paranormal Pesquisa interna do projeto 1 episódio

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios
Ano Resultado Premiação Categoria Título
1986 Indicado Young Artist Awards Performance Excepcional de Jovem Ator - Filme Firstborn
1987 Indicado Young Artist Awards Performance Excepcional de Jovem Ator Estrelando um Filme - Comédia ou Drama A Inocência do Primeiro Amor
Venceu Young Artist Awards Jovem Ator Excepcional Estrelando um Especial de TV ou Filme da Semana A Time to Live
1988 Indicado Young Artist Awards Melhor Jovem Superstar Masculino em Filme Os Garotos Perdidos
Indicado Saturn Awards Melhor Performance de Jovem Ator Os Garotos Perdidos
1989 Venceu Young Artist Awards Melhor Ator Jovem em Filme de Comédia ou Fantasia Sem Licença Para Dirigir
1990 Indicado Saturn Awards Melhor Performance de Jovem Ator Watchers
1992 Indicado Saturn Awards Melhor Performance de Jovem Ator Prayer of the Rollerboys

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.