Coringa (Graphic Novel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joker
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
Editora(s) DC Comics
Formato de publicação Graphic Novel
Argumento Brian Azzarello
Desenho Lee Bermejo
Colorista(s) Patricia Mulvihill
Arte-finalista(s) Mick Gray
Personagens principais Coringa
Jonny Frost
Batman
Crocodilo
Charada
Duas-Caras
Arlequina
Pinguim

Coringa (no original: Joker) é uma história em quadrinhos lançada pela editora norte-americana DC Comics em 2008, cujo protagonista é o Coringa, um dos maiores antagonista do Batman. Escrita por Brian Azzarello e desenhada por Lee Bermejo, a história se passa num universo paralelo. Ela é narrada por Jonny Frost, um capanga da gangue do Coringa que se encarregou de buscá-lo do Asilo Arkham pessoalmente.

Produção[editar | editar código-fonte]

Azzarello e Bermejo já haviam trabalhado em uma abordagem semelhante no arqui-inimigo do Superman em Lex Luthor: Homem de Aço, e Coringa saiu de uma conversa após a conclusão do projeto. O editor da DC Dan DiDio aprovou o novo projeto no dia seguinte. O plano inicial era referenciar essa conexão com um título de estrutura similar, Joker: O Cavaleiro das Trevas, mas parecia muito semelhante ao filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, e assim o nome foi encurtado.[1] Inicialmente planejada para ser uma minissérie, foi transformada em um romance gráfico.[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Prestes a ser mais uma vez liberado do Asilo Arkham, o Coringa é buscado na porta por Jonny Frost. Jonny queria se tornar um nome importante no mundo do crime e viu no Palhaço do Crime esta chance.

A partir daí, a história começa a ser contada através do ponto de vista de Jonny Frost. Ele conta as suas impressões a respeito dos métodos e do comportamento do Coringa, além de participar de encontros com diversas outras figuras criminosas de Gotham City. O principal mote da história é a trilha que o Coringa segue com o intuito de voltar a dominar o crime na cidade enquanto Jonny vai crescendo na hierarquia da gangue, se tornando o motorista do Palhaço.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em geral, a revista obteve mais resenhas positivas do que negativas. A maioria dos elogios, entretanto, foi dado à arte de Lee Bermejo, e não ao roteiro de Brian Azzarello. Por exemplo, o site Universo HQ comenta que "O resultado é um roteiro correto, mas que tem dificuldades para empolgar. A missão de embasbacar fica para a equipe de arte."[3] O site Melhores do Mundo faz observações semelhantes[4]. Um ponto constante a respeito desta revista é sobre a personalidade do Coringa, que claramente inspirou a interpretação de Heath Ledger no filme The Dark Knight, pois a arte de Lee Bermejo tinha sido publicado no site batman.com em 2006 antes da historia estar finalizada.

Referências

  1. Ekstrom, Steve (2 de setembro de 2008). «Exploring the Joker - Brian Azzarello Talks». Newsarama (em inglês). Consultado em 21 de setembro de 2019 
  2. Assis, Érico (16 de junho de 2008). «Coringa vai ganhar graphic novel pelo autor de 100 Balas». Omelete. Consultado em 21 de setembro de 2019 
  3. [1] Arquivado em 31 de janeiro de 2010, no Wayback Machine. "UNIVERSO HQ | QUADRINHOS | REVIEWS | CORINGA"
  4. [2] Arquivado em 4 de novembro de 2010, no Wayback Machine. "Joker e A Piada Mortal"


Ícone de esboço Este artigo sobre editoras ou revistas de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.