Cornélio a Lápide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cornélio a Lápide
Cornélio a Lápide
Nascimento 28 de dezembro de 1567
Bocholt
Morte 12 de março de 1637 (69 anos)
Roma
Cidadania Condado da Flandres
Alma mater
  • Universidade de Douai
Ocupação sacerdote, professor universitário, escritor, teólogo
Empregador(a) Pontifícia Universidade Gregoriana
Religião catolicismo

Cornélio a Lápide, Cornelius Cornelii a Lapide ou Cornelis Cornelissen van den Steen (15671637) foi um jesuíta e exegeta flamenco.[1]

É conhecido por seus comentários a quase toda a Bíblia, obra que influiu na pregação dos anos posteriores. Cursou seus estudos de humanidades de filosofia nas Universidade de Maastrich e Colônia; começou a teologia em Douai e logo estudou quatro anos na Universidade de Lovaina.

Em Louvaina foi admitido definitivamente na Companhia de Jesus em 15 de julho de 1592 e ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1595. Nesta universidade começou sua docência. Por seis meses ensinou filosofia e logo hebreu e sagradas escrituras durante vinte anos.

Manfred Barthel, no seu livro The Jesuits—History & Legend of the Society of Jesus (Os Jesuítas — História e Lenda da Sociedade de Jesus) p. 50, diz que Cornelius van der Steen queria tornar-se jesuíta, mas foi rejeitado por ser baixo demais. Então... “a comissão informou a van der Steen que ela estava preparada a prescindir da exigência da altura, apenas com a condição de ele aprender a citar de cor a Bíblia inteira. Quase nem valeria a pena contar essa história se van der Steen não tivesse conseguido satisfazer essa exigência um tanto insolente.”

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa religiosa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.