Corneil e Bernie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Corneil e Bernie
Corneil et Bernie (França)
Corneil & Bernie (Reino Unido)

Corneil e Bernie (PT/BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Género Animação, Comédia, Sátira
Duração Aprox. 12 minutos
Criador(es) Stéphane Frank
Emmanuel Franck
País de origem  França
 Reino Unido
Idioma original Francês e Inglês
Produção
Produtor(es) Madstone Theater
Exibição
Emissora de
televisão original
Reino Unido CBBC
França France 3, Canal J e Gulli
Estados Unidos Nicktoons Network
Portugal RTP 2
Brasil Cartoon Network e TV Aparecida
Transmissão original 21 de Fevereiro de 2004 - 19 de Agosto de 2006
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 52

Corneil e Bernie (orginalmente na França, Corneil et Bernie e, no Reino Unido, Corneil and Bernie ou Watch My Chops) é um desenho animado francês produzido pela Millimages e France 3.

É sobre a história de um cão falante e inteligente chamado Corneil que é cuidado por um rapaz meio burro chamado Bernie Barges. Juntos Corneil e Bernie mantém segredo sobre Corneil saber falar de outras pessoas se metendo nas maiores confusões.

Em Portugal a série é exibida pela RTP 2 desde 2009. Na França, ele é exibida pela France 3 e Reino Unido pela BBC. No Brasil, já foi exibida pelo Cartoon Network e também pela TV Aparecida através do programa Clubti de 2011-2012.

Sobre o desenho[editar | editar código-fonte]

A série fala de Corneil, um cão inteligente que sabe ler, escrever e falar sendo muito mais esperto do que a maioria das pessoas. Já que ele é tão inteligente ele sabe que na vida não existe nada melhor do que ser um animal de estimação mimado, e assim ele faz qualquer coisa que puder para manter seus donos a realizar seus desejos. Este plano começa a dar errado quando seus donos contratam o jovem Bernie Barges para ser seu "babá canino" fazendo com que Bernie descobrisse o segredo de Corneil. Embora os dois briguem com frequência eles formam uma amizade inquieta. Corneil encontra-se a usar seus dons para salvar Bernie de vários problemas.

A maioria dos episódios são dirigidos pela relutância de Corneil para esconder seu segredo sobre sua inteligência e capacidade de falar. A única pessoa que sabe é o seu babá Bernie que mora no seu mesmo apartamento. Bernie descobriu sobre habilidades de falar do Corneil por acidente e infelizmente ele é um pouco carente de inteligência e principalmente desprovido de moral. Tudo isso coloca Corneil em uma posição desconfortável e como Bernie muitas vezes toma para si a "ser a voz" de Corneil capitalizando sobre a relutância Corneil de se comunicar e ignorando os pedidos dele.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Corneil - Um cão falante e inteligente com um QI de 250. Sempre tenta ter paz e tranquilidade, porém vive sendo chantageado por Bernie, sua babá. Adora ler, escrever e é capaz de criar cálculos avançados além de construir coisas. Considera Bernie um preguiçoso, bagunceiro e grosseiro e é sempre o responsável por tirá-los de apuros. Sua raça é desconhecida. A principal frase de Corneil é "Não me sacrifica" (Brasil) ou "Lê os meus lábios" (Portugal) sempre dita quando ele quer chamar a atenção de Bernie.
  • Bernie Barges - Um jovem estudante de ensino médio babá de Corneil. Ele mora no mesmo prédio dele e é órfão morando junto de seu tio Rico. Não é muito esperto e está sempre causando problemas, dos quais sempre cabem a Corneil tirá-lo. Ele também é arrogante e muitas vezes sempre tenta chantagear Corneil para ajudá-lo a fazer suas tarefas e lições, o que parece sempre falhar. É preguiçoso, sedentário e parece não ser organizado ao contrário de Corneil.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • John e Beth - São os donos de Corneil. Um casal rico e agradável que cuidam do Corneil como seu filho e frequentemente lhe deixam cuidando com o Bernie. Eles sempre levam visitas ao seu apartamento.
  • Tio Rico - O tio de Bernie. Trabalha como zelador no prédio em que Corneil vive e é age como o tutor de Bernie. Ele nunca terminou o ensino médio, embora que em um dos episódios com a ajuda da Sra. Martin tenha conseguido voltar para concluir os estudos.
  • Romeu - Um colega de escola de Bernie. É atleta e muitas vezes age como rival de Bernie sempre querendo disputá-lo embora que mais pro final os dois se demonstrem amigos.
  • Martha - Outra colega de escola de Bernie. Uma jovem estudiosa sósia do clube de poesia que está sempre contrariando as afirmações de Bernie considerando mentiras.
  • Sra. Martin - A diretora da escola de Bernie. É uma mulher severa que está sempre punindo Bernie lhe dando castigos e deixando depois da aula. Ela tenta melhorar a escola, porém sempre perde esses planos por causa de Bernie.

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Julie - Uma colega de escola de Bernie. É do clube de xadrez, e Bernie já demonstrou gostar dela.
  • Sra. Solo - Uma moradora do apartamento de Corneil. É rabugenta e está sempre resmungando com os outros moradores.
  • Primos Herbie e Jenny - Os primos caipiras de Bernie. Moram no interior e possuem hábitos um tanto grosseiros. São parecidos com Bernie.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]