Coroa Imperial do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
A Coroa Imperial em exibição no Museu Imperial.

A Coroa do Império do Brasil mais conhecida como Coroa de Dom Pedro II é a coroa fabricada para uso do imperador Dom Pedro II em 1831 como parte das Joias do Império do Brasil. Atualmente faz parte do acervo do Museu Imperial de Petrópolis. Substituiu a coroa de Dom Pedro I e fez parte do antigo Brasão de armas do Brasil até 1889. É propriedade do Estado brasileiro.

Fabricação[editar | editar código-fonte]

A Coroa de Dom Pedro II foi fabricada pelo ourives Carlos Martin no Rio de Janeiro e exibida em público em 8 de julho de 1841 poucos dias antes da coroação de Dom Pedro, realizada em 18 de julho do mesmo ano.

Toda a armação da coroa é trabalhada em ouro. A base da coroa suporta oito semi-arcos encimados por uma cruz formando um Globus cruciger. A Coroa é decorada com 639 pedras preciosas e 77 pérolas.