Coroa de folhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma coroa de folhas em ouro.

Coroa de folhas é um ornamento que simboliza a vitória, uma conquista ou oferece uma imitação da coroa usada pelos reis.

Na Antiguidade era um ornamento usado até mesmo como jóia real. O exemplar, neste caso, mais famoso é a coroa de folhas de carvalho, encontrada num túmulo em Vegina, contendo mais de 300 folhas todas feitas em ouro, e que se supõe ter pertencido a Felipe II da Macedônia.[1]

Além do ramos de carvalho e de oliveira, a mais famosa era a coroa de folhas de louro.

O deus romano Fauno era comumente representado com uma coroa de folhas.[2]

Coroa de louros[editar | editar código-fonte]

A origem do uso da coroa de louros está no mito de Dafne, uma ninfa que transmutara-se em um pé de louro para fugir de Apolo. O deus, então, fizera com as folhas uma coroa, com a qual passou a ser representado.[3]

Na Grécia Antiga, em vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos de oliveira entrelaçados, que representavam a suprema glória para a alma grega.

Na mitologia grega este era um dos símbolos usados por Apolo, deus da Luz, da Cura, da Poesia, da Música e da Profecia, protetor dos atletas e dos jovens guerreiros.

Em Atenas, a coroa de louros como símbolo de distinção e glória foi substituída pelos ramos de oliveira, considerada a árvore protetora da cidade.

Apesar de não ter valor material, a coroa tinha um significado muito especial para os atletas e para a cidade de onde provinham, que os receberiam com grandes festas e criando estátuas em homenagem aos vencedores.

A coroa de louros, ou láurea, então, passou a simbolizar a vitória,[4] sobretudo nos Jogos Olímpicos.

Referências

  1. Sítio arqueológico de Vegina, (em português) (acesso em novembro de 2008)
  2. HACQUARD, Georges, Guide Mythologique de la Grécie et de Rome, 1990, Hachette, Paris - (versão em Português pode ser encontrada sob título Dicionário de Mitologia Greco-Romana)
  3. louro, acesso em novembro de 2008.
  4. Dicionário Aurélio, verbete coroa
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.