Coroa do Meio (Aracaju)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coroa do Meio
—  Bairro do Brasil  —
Município Aracaju
Limites Jardins, Atalaia
Inácio Barbosa,
Farolândia
Fonte: Não disponível

Coroa do Meio é um bairro de Aracaju, banhado pela margem direita do rio Sergipe e pelo oceano Atlântico. Grande parte de seu território foi formado a partir do aterro de áreas alagadas.

Parte deste aterro foi empreendido, no início da década de 80, pela Prefeitura de Aracaju, através de sua empresa de urbanização que projetou a área para expansão da cidade, loteando as áreas aterradas e urbanizadas.

A ação do mar que erodiu parte da urbanização, destruindo ruas, galerias pluviais e alagando muitos lotes contribuiu para que o bairro não prosperasse como projetado.

Por outro lado, a ação da população carente, invadindo e aterrando grande parte da maré do Apicum, formou uma extensa favela o que elevou a insegurança na área.

Recentemente foi empreendida uma ação de urbanização na área da invasão, impedindo a sua propagação, preservando o restante da maré do Apicum e melhorando as condições sociais da população carente, com construção de residências populares, drenagem pluvial e pavimentação de vias, favorecendo a redução da criminalidade na área.

Na Coroa do Meio está o Shopping Riomar.

A unidade básica de saúde Hugo Gurgel é responsável pela atenção primária da população dessa área.

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.