Coroa do Reino da Polônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Coroa do Reino da Polônia, ou simplesmente Coroa (polonês:Korona) é um nome arcaico, usado nos tempos do Reino da Polônia até o fim da República das Duas Nações em 1795, para os territórios sob a administração direta da Polônia, os distinguindo dos territórios federados do Grão-Ducado da Lituânia ou territórios vassalos como o Ducado da Prússia ou Ducado da Curlândia, que tinham graus variados de autonomia.

Antes da União de Lublin (1569), os territórios da Coroa podiam ser entendidos como os territórios da própria Polônia, habitados por poloneses e sob a administração polonesa. Contudo, depois da União de Lublin, a maior parte da atual Ucrânia (que possuía um número insignificante de poloneses) que era até então controlada pela Lituânia, passou para a administração polonesa, tornando-se também um território da Coroa da Polônia.

Um dos termos contemporâneos para polonês era a palavra koroniarz (plural: koroniarze), derivado da palavra Korona.

Dependendo do contexto, este termo pode também se referir A Coroa, o termo empregado para separar a autoridade governamental e propriedade do governo da influência pessoal e privilégios particulares mantidos pelo atual monarca da República das Duas Nações. Na República, que freqüentemente procurou distinguir entre as pessoas leais ao rei eleito (os realistas), das pessoas leaia aos poderosos magnatas.

Voivodias da Coroa[editar | editar código-fonte]

A Coroa foi dividida em duas províncias: Pequena Polônia (polonês: Małopolska) e Grande Polônia (polonês: Wielkopolska) que foram mais tarde divididas em unidades administrativas conhecidas por voivodias.

Voivodias da Grande Polônia[editar | editar código-fonte]

Mapa mostrando as voivodias da República das Duas Nações por volta da década de 1620. Os territórios da Coroa estão marcados em amarelo.

Voivodias da Pequena Polônia[editar | editar código-fonte]