Correio da Manhã (Portugal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Correio da Manhã (Portugal)
Periodicidade Diário
Proprietário Cofina S.A.
Fundador(es) Vítor Direito
Diretor Octávio Ribeiro
Fundação 1979 (35 anos)
Sede Av.ª João Crisóstomo, 72 2715-311 Lisboa
Página oficial www.cmjornal.xl.pt/

O Correio da Manhã é um jornal diário matutino português, pertencente ao grupo Cofina e fundado por Vítor Direito.[1] Iniciou a sua publicação em 19 de Março de 1979.

O facto de ser publicado também ao domingo, o que os outros jornais não faziam, contribuiu para a implantação do novo título.[1] A partir de 22 de Novembro de 1981 começam a publicar uma revista de carácter generalista, o Correio de Domingo, com 32 páginas a cores.[1]

Em Novembro de 1991, Agostinho Azevedo, até então chefe de redacção, é nomeado director, passando Vítor Direito a ocupar o cargo de Presidente director-geral.[1] Em 15 de novembro de 2000, a holding Cofina compra a Presslivre, a empresa proprietária do título Correio da Manhã. João Marcelino, anterior director do jornal desportivo Record, do mesmo grupo, é nomeado director do Correio da Manhã em 14 de Dezembro de 2002. O Correio da Manhã é dirigido por Octávio Ribeiro desde 24 de Fevereiro de 2007.

Contém três revistas distribuidas gratuitamente, à sexta-feira, ao sábado e ao domingo respectivamente, a Correio TV, a Vidas e o Correio de Domingo. A partir do dia 1 de Junho de 2009, o jornal começou a adotar as novas normas ortográficas na secção de opinião da autoria do escritor Francisco José Viegas[2]

É o jornal que mais vende em Portugal, com mais de 40% da quota de mercado dos diários, actualmente em media de 137 600 exemplares diariamente.[3] O jornal lançou em março de 2013 um canal generalista em parceria com o Meo.[4] José Carlos Castro é o Diretor-adjunto do Correio da Manhã e do CMTV.

Referências

  1. a b c d História do jornal Correio da Manhã (Portugal).
  2. Acordo Ortográfico já amanhã (1 de junho) no Correio da Manhã Correio da Manhã (Portugal).
  3. http://www.apct.pt/Analise_simples.php
  4. “Correio da Manhã” lança canal generalista em 2013 Propagandista Social Propagandistasocial.com. Visitado em 7 de julho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.