Corrente das Guianas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A corrente das Guianas surge a partir da divisão da corrente Sul Equatorial quando esta encontra a costa brasileira, deslocando-se no sentido leste-oeste. Dessa divisão, surgem dois ramos: a corrente do Brasil (sentido sul), e a corrente das Guianas (sentido noroeste), dirigindo-se ao Caribe.

A corrente das Guianas é uma corrente de águas não profundas. É uma corrente quente, pois se origina de áreas equatoriais, e possui águas com temperaturas mais elevadas. É formada pelos ventos que sopram do Oceano Atlântico Sul, deslocando-se perto da costa brasileira. Durante sua formação inicial é chamada de "corrente Norte do Brasil", pois suas características e conseqüências de seu deslocamento são muito semelhantes às da corrente do Brasil, como por exemplo, a característica de transportar nutrientes e calor em todo o seu trajeto, e a conseqüência de regular o habitat marinho, levando comida aos peixes.

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.