Companhia Riograndense de Saneamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Corsan)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) é a sociedade de economia mista responsável pelo abastecimento de água tratada no estado do Rio Grande do Sul, abrangendo a mais de sete milhões de gaúchos. Sua sede está localizada em Porto Alegre, a rua Caldas Júnior, n° 120, 18° andar.

A CORSAN tem 5.200 funcionários e atua em 325 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A empresa foi criada pelo governador Ildo Meneghetti por meio da lei 5167, assinada em 21 de dezembro de 1965, e passou a operar em 28 de março de 1966. O objetivo da nova empresa, que absorveu o serviço prestado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas, era reverter a precária situação do abastecimento de água no Estado: em 1966, dos 232 municípios existentes, apenas 112 cidades possuíam algum tipo de atendimento, a maioria deles de forma parcial.

Em 2010, 98% das populações urbanas das cidades conveniadas, têm abastecimento de água regular. A empresa investiu nos últimos anos, R$ 600 milhões em obras de esgotamento sanitário, visando elevar o percentual de atendimento de 13% para 30%.

A CORSAN é uma empresa controlada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que detém mais de 99% das ações. O restante pertence aos municípios de Quaraí, Rosário do Sul, Lajeado, Estrela, Muçum, São Marcos, Carazinho e Cerro Largo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]