Cortiços (Macedo de Cavaleiros)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
 Portugal Cortiços  
—  Freguesia  —
Cortiços está localizado em: Portugal Continental
Cortiços
Localização de Cortiços em Portugal
41° 30' 58" N 7° 01' 17" O
País  Portugal
Concelho MCD1.png Macedo de Cavaleiros
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 24,72 km²
População (2011)
 - Total 296
    • Densidade 12/km2 
Orago São Nicolau

Cortiços é uma freguesia portuguesa do concelho de Macedo de Cavaleiros, com 24,72 km² de área e 296 habitantes (2011). Densidade: 12 hab/km².

Foi vila e sede de concelho até meados do século XIX. Era constituído pelas freguesias de Cortiços, Romeu e Cernadela e tinha, em 1801, 652 habitantes. Após as reformas administrativas do início do liberalismo, o município passou a incluir também as freguesias de Amendoeira, Pinho Velho e Gradíssimo, Bornes de Monte Mel, Burga, Carrapatas, Corujas, Grijó, Lamas de Podence, Macedo de Cavaleiros, Sezulfe, Vale Benfeito, Vale de Prados, Caravelas e Vale de Asnes. Tinha, em 1849, 5 193 habitantes.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Património[editar | editar código-fonte]

A freguesia dos Cortiços é atravessada pela Linha do Tua, possuindo uma estação (Cortiços) ao quilómetro 74 desta via-férrea.

O serviço ferroviário no troço Mirandela - Macedo de Cavaleiros, no qual se inclui a estação dos Cortiços, foi suspenso a 15 de Dezembro de 1991, devido às condições da via, nomeadamente na denominada "Rampa do Quadraçal", subida de 7 km entre as estações do Romeu e dos Cortiços.

Com o advento da "Noite do Roubo", a 14 de Outubro de 1992, nenhum comboio voltou a servir os Cortiços até aos nossos dias.

Ícone de esboço Este sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.