Costa Shirase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A costa Shirase situa-se no segmento norte da costa, relativamente mal definida, junto do lado oriental da Plataforma de Gelo Ross e do Mar de Ross, situada entre a extremidade norte da costa Siple (sobre 83° 30′ S 155° 00′ W) e o Cabo Colbeck, na Antártida.

Recebeu do NZ-APC o nome do Tenente Nobu Shirase (1861-1946) em 1961, líder da expedição japonesa, cujo navio Kainan Maru navegou próximo a costa em janeiro de 1912. Desembarques foram feitos na Baía Kainan e na Baía de Whales, como a origem da jornada de sudeste de 160 milhas na Plataforma de Gelo Ross. De 76° 56′ S 155° 55′ W (fora da península Edward VII), um outro grupo desembarcou para uma viagem de trenó até à extremidade da Cordilheira Rainha Alexandra.

 Este artigo incorpora material em domínio público do United States Geological Survey , documento "Costa Shirase" (conteúdo do Geographic Names Information System).

Ícone de esboço Este(a) artigo relacionado com a geografia da Antártida Ocidental (também conhecida como Antártida Menor) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.