Costa Tropical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Espanha Costa Tropical
Costa Granadina
 
—  Comarca  —
A praia Marina del Este, em Almuñécar
A praia Marina del Este, em Almuñécar
Localização da Costa Tropical na província de Granada e desta em Espanha
Localização da Costa Tropical na província de Granada e desta em Espanha
36° 45' N 3° 36' O
Comunidade autónoma Andaluzia
Província Granada
Capital Motril
Área
 - Total 787 km²
Altitude mínima 0 m (0 pés)
População (2009)
 - Total 127 010
    • Densidade 161,39/km2 
Nº de municípios 17

A Costa Tropical ou Costa Granadina é uma comarca de Espanha situada no extremo sul da província de Granada. Tem 787 km² de área e em 2009 tinha 127 010 habitantes (densidade: 161,4 hab./km²).

Descrição[editar | editar código-fonte]

É uma região essencialmente agrícola, com algumas pequenas cidades e aldeias que são estâncias turísticas. A vizinhança da Serra Nevada, que chega até à orla do mar Mediterrâneo e a costa muito acidentada marcam a paisagem, que tem muito poucas áreas planas à beira-mar que permita grandes urbanizações turísticas como na vizinha Costa del Sol, na província de Málaga. O clima é menos árido e a vegetação mais luxuriante que nas áreas vizinhas. A presença da Serra Nevada faz com que a região receba mais chuva. Ao mesmo tempo, a serra protege dos ventos do norte, o que origina um microclima agradável com invernos e verões mais amenos do que a generalidade do interior de Espanha. As diferenças de temperatura em relação a áreas situadas do outro lado da Serra Nevada chegam a atingir os 10°C, não sendo raro estarem 38°C em Granada e 28°C na costa e estar a nevar naquela cidade e registarem-se 10°C na costa.

As principais cidades da comarca são Motril e Almuñécar. A primeira é principalmente um centro industrial e agrícola (hortícolas, legumes, frutos tropicais e alguma cana-de-açúcar, esta última em declínio), além de ter um porto importante. Almuñécar é principalmente uma estância balnear, onde o número de turistas no verão é mais do dobro do que a população da cidade. Como o resto da costa espanhola, nas últimas décadas assistiu a um boom urbanístico que originou alguma degradação ambiental. Este aumento da construção não foi tão severo como noutras partes da costa espanhola, em parte devido aos município de Almuñécar e a administração da pedanía de La Herradura não se entenderem em relação aos termos do novo "Plano Geral de Ordenamento Urbanístico" (PGOU) com a Junta da Andaluzia desde 2002.

A região tem muitos locais históricos, que inclui diversas ruínas romanas, como estradas, pontes, edifícios, fábricas de salga de peixe e sistemas de irrigação que ainda hoje são usados. São também abundantes os vestígios da ocupação muçulmana, quando Almuñécar era um dos portos mais importantes da península Ibérica para as ligações com o resto do mundo muçulmano, e em 755 foi a principal base de Abderramão I, um membro da dinastia omíada que, fugindo às perseguições dos Abássidas em Damasco, fundou uma dinastia que governaria grande parte na península Ibérica durante três séculos.

Comarcas limítrofes da Costa Tropical
  Alhama, Valle de Lecrín, Alpujarra Granadina  
Axarquía Rosa de los vientos.svg Poniente Almeriense
  Mar Mediterrâneo  

Municípios[editar | editar código-fonte]

  1. Albondón
  2. Albuñol
  3. Almuñécar
  4. Gualchos
  5. Ítrabo
  6. Jete
  7. Lentegí
  8. Los Guájares
  9. Lújar
  10. Molvízar
  11. Motril
  12. Otívar
  13. Polopos
  14. Rubite
  15. Salobreña
  16. Sorvilán
  17. Vélez de Benaudalla

Notas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Costa Tropical
  • CostaTropical.com (em espanhol e inglês). Página visitada em 25 de dezembro de 2012