Costa dos Esqueletos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia de parte da costa
Henties Bay, na Costa dos Esqueletos

A Costa dos Esqueletos é uma região costeira no noroeste da Namíbia, integrada no Parque Nacional da Costa dos Esqueletos.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O nome da costa está relacionado com a grande quantidade de ossos de baleias e de focas dispersos pelas suas praias, bem como os destroços de várias embarcações naufragadas. A zona caracteriza-se pela extrema aridez e precipitação quase nula. No entanto, o afloramento costeiro da corrente fria de Benguela origina nevoeiros oceânicos densos durante grande parte do ano, que constituem a única fonte de umidade do ecossistema.

No parque natural não existem os grandes mamíferos que popularizam outras zonas da África. A vida animal é, sobretudo, composta por aves marinhas, a colônia de focas do Cabo Cross e inúmeras espécies de insetos, nomeadamente escaravelhos terebrionídeos. Há ainda pequenas populações de órix e springboks (que raramente bebem) e de leões e hienas, de hábitos alimentares necrófagos.

A vegetação, quase inexistente devido a baixa umidade, é composta por diversas espécies de arbustos halófitos e herbáceas. Não existe uma única árvore ao longo dos mais de 1000 km de costa. A principal atração biológica da costa dos esqueletos são os líquens, que ocorrem com grande abundância e diversidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]