Costura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Costura é a forma artesanal ou manufaturada de se juntar duas partes de um tecido pano, couro, casca, ou outros materiais, utilizando agulha e linha. A sua utilização é quase universal entre as populações humanas e remonta ao Paleolítico (30000 aC). A costura é anterior à tecelagem de pano.

Costura é principalmente utilizada para produzir vestuário e mobiliário doméstico, tais como Cortinas, roupas de cama, estofados e panos de mesa. Também é utilizada para velas, fole, pele barcos, bandeira, e outros itens moldados feitos de materiais flexíveis, tais como lona e couro.

A maior parte da costura industrial mundial é feita por máquinas. Peças de vestuário são muitas vezes pela primeira vez colocadas em conjunto. A máquina tem um conjunto complexo de eixos levando até a movimentação a agulha, ou agulhas, pelas quais são perpassadas linhas, que possibilitam a junção dos dois tecidos, ou outros materiais, quando feita manualmente o costureiro faz a junção somente com a agulha.

Algumas pessoas costuram roupas para si e suas famílias, outras profissionalmente. Mais frequentemente a costura é usada dentro das famílias para a reparação de pequenos defeitos em suas roupas, tais como remendar uma parte rasgada ou substituir um botão solto. Uma pessoa que costura para viver é conhecido como um costureiro ou alfaiate.

"Plana" é a costura é feita por razões funcionais: fazer ou remendar roupas ou peças domésticas. "Artística" é a costura que primariamente envolve decoração, incluindo as técnicas, tais como shirring, smocking, bordado, ou quilting.

A Costura é a base para muitas outras artes e ofícios, como applique, trabalhos em lona, e patchwork.

Enquanto a costura é muitas vezes visto como um trabalho de baixa qualificação, a tarefa de conceber e de boa procurando formas tridimensionais a partir de não-alongamento bidimensional do tecido geralmente requer a utilização de amplos conhecimentos sobre a concepção e os princípios da matéria. Flat folhas de tecido com buracos e rachas corte no tecido pode curva e dobra em 3D no espaço amplamente as formas complexas que exigem um elevado nível de habilidade e experiência para manipular em uma suave, ondulação livre de desenho. Alinhamento e orientando os padrões impressa ou tecidas no tecido complica ainda mais o processo do projeto. Uma vez que um designer roupas com estas competências criou o produto inicial, o tecido pode então ser cortados usando modelos e cosidos por trabalhadoras manuais ou máquinas.