Cottidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCottidae
Cottus gobio no Lago Constança

Cottus gobio no Lago Constança
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Scorpaeniformes
Subordem: Cottoidei
Superfamília: Cottoidea
Família: Cottidae
Bonaparte, 1832
Géneros
Ver texto

Cottidae é uma família de peixes demersais pertencentes à subordem Cottoidei da ordem Scorpaeniformes. Nesta família conhecem-se cerca de 300 espécies agrupadas em 70 géneros, a maioria dos quais sãi peixes marinhos que habitam as águas costeiras pouco profundas do hemisfério norte, com particular expressão nas regiões árcticas,[1] com a mior diversidade no norte do Oceano Pacífico.

Descrição e distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

A família inclui alguns peixes de água doce, com destaque para o género Cottus. Este género tem distribuição natural holártica e inclui espécies muito comuns, entre as quais Cottus ricei (América do Norte) e Cottus poecilopus e Cottus gobio (Europa). As espécies Myoxocephalus thompsonii e Myoxocephalus quadricornis habitam os lagos frios e profundos da América do Norte e do norte da Europa, respectivamente. Esta última espécie também ocorre em águas salobras do Mar Báltico e do Oceano Árctico.

A maioria das espécies incluídas nesta família são pequenos peixes, com menos de 10 cm de comprimento, mas algumas, como Scorpaenichthys marmoratus, são muito maiores, podendo atingir os 72 cm de comprimento.[1]

Géneros[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. a b Eschmeyer, William N.. In: Paxton, J.R. & Eschmeyer, W.N.. Encyclopedia of Fishes. San Diego: Academic Press, 1998. 178–179 pp. ISBN 0-12-547665-5.

Referências[editar | editar código-fonte]