CowParade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

CowParade é uma exposição de arte pública internacional que foi apresentada nas principais cidades em todo o mundo. As esculturas das vacas são em fibra de vidro, decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em lugares públicos como estações de metro, avenidas importantes, e parques. Depois da exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue a instituições de caridade.

Existem vários modelos de esculturas, mas os 3 modelos mais comuns da vaca foram criadas por Pascal Knapp, um escultor suíço que foi encomendado para criar as vacas especificamente da série de eventos CowParade.

Cidades CowParade[editar | editar código-fonte]

CowParade em Lima em 2010. Obra: Cruzuyo. Artista: Carla Fiorella Flores Guardia

Américas

Europa

África/Àsia/Australia

Critica[editar | editar código-fonte]

A CowParade também recebeu críticas por seus padrões de seleção. 1

Uma organização Sueca chamada The Militant Graffiti Artists of Stockholm, sequestrou e decapitou uma das vacas em Estocolmo como protesto contra vacas publicitárias carregando anúncios.2 No Rio de Janeiro em 2007 houve uma resposta artística sobre a ignorância desse evento com uma alegoria dos três Macacos Sábios.3

Após surgir pela primeira vez em Nova Iorque nos anos 2000, a ideia foi adaptada para o Buddy Bär em Berlim. Ali, a idéia evoluiu para um projeto que promove a tolerância, a compreensão entre os povos e a paz em todo o mundo: as exposições dos United Buddy Bears, chamadas também de "a arte da tolerância".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre CowParade