Cowal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Foto via satélite de Cowal

Cowal (em gaélico escocês: Còmhghall) é uma península em Argyll and Bute, nas Terras Altas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Na maior parte do norte de Cowal localiza-se o montanhoso Argyll Forest Park. Cowal é separada da península Kintyre a oeste, pelo Loch Fyne, e de Inverclyde e North Ayrshire a leste, pelo Firth of Clyde. Os lochs marítimos Loch Long e Loch Goil situam-se a nordeste, e o sul da península é dividida em três pontas por mais dois lagos marítimos, Loch Striven e a a su lado ocidental, o Loch Riddon. A Ilha de Bute fica ao sul de Cowal, separada da península pela estreita Kyles of Bute que conecta o Clyde ao Loch Riddon.

Grande parte de Cowal já foi dominada pelo Clan Lamont, porém, as invasões de seus vizinhos Campbells e de outras famílias poderosas reduziram o território dos Lamont nas Covenanting Wars do século XVII.

O único burgh de Cowal é Dunoon no sudeste, do qual balsas partem para Gourock, em Inverclyde. Outras balsas partem de Portavadie no oeste em direção a Tarbert em Kintyre, e de Colintraive ao sul para Rhubodach na Ilha de Bute.

Os Arrochar Alps e a península Ardgoil noa franja norte das bordas dos lochs marítimos, enquanto que o Argyll Forest Park se espalha por todas as encostas e passos de montanha na parte norte de Cowal, tornando esta uma das áreas mais remotas do oeste da Escócia.

As cidades e aldeias em Cowal são: Innellan, Toward, Castle Toward, Dunoon, Hunters Quay, Sandbank, Kilmun, Strone, Ardentinny, Blairmore na parte sudeste, de frente para as terras baixas em Inverclyde. Carrick Castle, Lochgoilhead, Ardgartan, Arrochar, Rest and be thankful, Succoth, Tarbet, Inverglas, Ardlui, Cairndow, St Catherines no norte de Cowal nos Arrochar Alps. Creggans, Strachur, Castle Lachlan, Otter Ferry, Kilfinan, Portavadie situam-se na margem oriental do Loch Fyne de frente para Mid-Argyll e Kintyre. Kames, Tighnabruaich, Colintraive, estão em Kyles of Bute. A partir de Kyles of Bute Ormidale conduz a bela Glendaruel. Deixando o Holy Loch a oeste levando-se a Clachaig, Glean Lean, e a barragem Tarsan que leva até Ardtaraig no Loch Striven. Cowal como um todo é um lugar de destaque de belezas naturais e vida selvagem com muitas coisas para se fazer e lugares para visitar.

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Cowal», especificamente desta versão.