Cowboy Casanova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Cowboy Casanova"
Single de Carrie Underwood
do álbum Play On
Formato(s) CD single, download digital
Gênero(s) Country, country rock
Duração 3:53
Gravadora(s) Arista Nashville
Composição Mike Elizondo, Brett James, Carrie Underwood
Produção Mark Bright
Certificação(ões) Double Platinum.png 2× Platina - Estados Unidos

(RIAA)

Cronologia de singles de Carrie Underwood
Último
Último
"Home Sweet Home"
(2009)
"Temporary Home"
(2009)
Próximo
Próximo

'"Cowboy Casanova'" é uma canção da cantora americana Carrie Underwood. A canção foi escrita por Mike Elizondo, Brett James e co-escrita por Carrie Underwood. Foi lançada em 14 de Setembro de 2009, pela Arista Nashville como o primeiro single de seu terceiro álbum de estúdio, Play On.

Após o seu lançamento a canção recebeu muitas críticas positivas dos críticos de música e foi a canção country de melhor êxito em 2009. Também se tornou a oitava canção de Underwood a alcançar o número um na EUA Hot Country Songs da Billboard. O single recebeu certificação de platina dupla pela Recording Industry Association of America (RIAA), por vendas superiores a 2 milhões de cópias nos Estados Unidos.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Após o fim da "Carnival Ride Tour", em Fevereiro de 2009, Underwood começou a escrever canções para o seu novo álbum, Play On. Ela colaborou com uma série de compositores, inclusive Brett James, que já havia trabalhado com Underwood no hit "Jesus, Take The Wheel" [1] e Mike Elizondo, que havia colaborado com Eminem e Dr. Dre. Elizondo trouxe a melodia principal, para que Underwood e James definissem a letra, inclusive o título. Em entrevista ao CMT, Underwood disse: "Eu acho que para cada mulher, esta canção seria como contar uma história sobre alguém que conhece ou conheceu, ou tentau pegá-los em um bar. Nós não estamos destruindo esse cara, só estamos alertando outras meninas sobre ele[2] ."

Composição[editar | editar código-fonte]

"Cowboy Casanova" é uma canção country que incorpora elementos de rock, como riffs de guitarra na sua introdução e nos seus versos. Tendo também na sua instrumentação a presença de instrumentos como o violino e o banjo. A canção é composta em D menor, fixado em tempo moderado, como 120 batidas por minuto.[3]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

A canção foi recebido com críticas geralmente favoráveis. A avaliação da Billboard foi favorável, afirmando que "a canção dá a Underwood a chance de mostrar o lado audacioso de sua persona musical, que fez sucesso anterior em "Before He Cheats " como um registro de impacto. Abençoado com um conjunto versátil de tubos que fazem o melhor de qualquer melodia, Underwood brilha sobre este número otimista e fumegante "[4] . Matt Bjørke do Roughstock também fez uma crítica favorável, dizendo: "Embora a música toma emprestado familiares temas melódicos, a produção é espumante... Carrie canta os versos com precisão de tiro rápido e o gancho é apenas infeccioso. Isso pode muito bem ser o meu single favorito de Carrie Underwood"[5] . O crítico do "9513" Jim Malec deu-lhe um polegar para baixo em sua revisão, descrevendo que a voz de Underwood é como "lúcido" e "dominante" em comparação com suas performances vocais no Carnival Ride, mas chamando assunto da canção de "peso morto"[6] . Kevin Coyne do Country Universe disse que em "Cowboy Casanova", Underwood faz uma tentativa forte, mas não chega a alcança-la. Nós fomos deixados com apenas um single decente que não se sente bom o suficiente ou country bastante pop o suficiente para torná-lo um guarda, portanto, dando-lhe uma nota B."[7]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

"Cowboy Casanova" foi lançado em 14 de setembro de 2009 para download digital. A canção registrou uma primeira semana de vendas de 110.236 cópias em downloads. A canção também fez Underwood a única artista country solo em 2009, a estrear um single digital acima do 100.000 cópias vendidas.[8] . A canção também se tornou o single mais rápido na carreira de Underwood e também o single mais rápido a subir nos gráfico de 2009, no gênero de música country. Além disso, a canção deu Underwood mais singles Top 10 na parada country nesta década - sendodez no top 10, seguida por Faith Hill e Martina McBride, cada uma com nove. Ele foi certificado 2× platina nos EUA, sendo o quarto single de Underwood a conseguir tal feito.[9]

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O vídeo da música foi filmado em 2 de Setembro de 2009, em Nova Orleans, Louisiana. O videoclipe estreou durante "CMT's Weekend Big New Music" em 2 de Outubro de 2009.[10] . O videoclipe foi dirigido por Theresa Wingert e apresenta Underwood e uma comitiva de mulheres dançarinas, todas usando vestidos de festa. Ela avisa a audiência do vídeo, bem como a sua comitiva de mulheres, a cerca da fala suave de homens atraentes e suas verdadeiras intenções. No videoclipe um homem atraente usando uma roupa extravagante, que consiste em um casaco e um chapéu de feltro, olha para a cena com interesse. O homem, uma representação bem do tema da canção, aparentemente tem intersse em Underwood e como o vídeo progride as bailarinas aparecem vestidas com roupas reveladoras, composto por ligas e espartilhos. Eventualmente Underwood, junto com sua comitiva, tem um confronto com o homem em um beco escuro e desafiadoramente rejeitar seus avanços, levando-o a desistir e ir embora. O vídeo é o primeiro de Underwood a ter coreografia.

Paradas musicais[editar | editar código-fonte]

Paradas musicais (2009) Melhor
posição
 Canadá (Canadian Hot 100) 16
 Estados Unidos (Billboard Hot 100) 11
 Estados Unidos (Billboard Hot Country) 1
 Estados Unidos (Billboard Adult Top 40) 21

Referências

  1. Horner, Marianne. (2009-12-21). "Sassy Groove = Smokin' Hit". Country Weekly 16 (45): 22. ISSN 1074-3235.
  2. Vena, Jocelyn (2009-11-03). Carrie Underwood Says 'Every Woman' Has Met A Cowboy Casanova MTV.. Página visitada em 17 December 2009.
  3. Digital Sheet Music - Carrie Underwood Cowboy Casanova Alfred Publishing Company.. Página visitada em 2010-01-14.
  4. Carrie Underwood, "Cowboy Casanova" Billboard.com Billboard.com. Página visitada em 2010-10-14.
  5. Roughstock Blog: Carrie Underwood - "Cowboy Casanova" Roughstock.com. Página visitada em 2010-10-14.
  6. Malec, Jim (2009-09-03). Carrie Underwood — "Cowboy Casanova" The 9513.. Página visitada em 2009-09-04.
  7. Country Universe – A Country Music Blog » Carrie Underwood, “Cowboy Casanova” Countryuniverse.net. Página visitada em 2010-10-14.
  8. Carrie’s "Cowboy Casanova" Digital Single Explodes with First-Week Sales of More than 110,000! Carrieunderwood.com. Página visitada em 2010-10-14.
  9. http://www.riaa.com/goldandplatinumdata.php?table=SEARCH_RESULTS&artist=Carrie%20Underwood&format=SINGLE&go=Search&perPage=50
  10. Carrie Underwood : Cowboy Casanova Video · Country Music Video · ACountry · Just Like Being There Acountry.cm. Página visitada em 2010-10-14.