Coxa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Coxa
Thigh muscles front.png
Músculos da coxa humana
MeSH Thigh

Coxa é uma parte do corpo humano abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o fêmur (que é o maior osso do corpo humano) e os músculos pectíneo, iliopsoas, psoas menor, tensor da fáscia lata, sartório (que é o maior músculo do corpo humano), quadríceps femoral (compartimento anterior); adutor longo, adutor curto, adutor magno, grácil, obturador externo (compartimento medial); semitendíneo, semimembranoso e bíceps femoral (compartimento dos alongamentosposterior).

Funções[editar | editar código-fonte]

As funções básicas da coxa são a locomoção e a sustentação de um indivíduo. Nota-se, como prova, que a coxa só se desloca para a frente, nunca para trás, evidenciando a função de deslocamento (que ocorre para a frente). Fora estas funções, as coxas também são tidas como pontos de excitação sexual em uma relação deste nível, podendo ser assim tidas como zonas erógenas. A coxa é o músculo mais forte da mulher,nela se encontra 65 em percentual da força da mulher.

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.