Cozinheiro Sueco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Cozinheiro Sueco, ou Chef Sueco (em inglês: The Swedish Chef) é um personagem muppet da série The Muppet Show criado e interpretado por Jim Henson com a ajuda de Frank Oz. Seu verdadeiro nome, revelado em apenas um episódio, é Tom.

O Cozinheiro Sueco é o ininteligível chef do Muppet Show e possui seu próprio segmento em vários episódios, onde ele sempre apresenta receitas nada ortodoxas. É completamente impossível aos outros personagens e ao telespectador entender o que ele está dizendo, pois o Cozinheiro fala em uma linguágem parecida com sueco, mas que não é realmente sueco e contém elementos de outras línguas incluindo algumas palavras em inglês. A palavra que ele mais usa é "Bork", que não significa nada em língua alguma. O Cozinheiro sempre introduz seus segmentos cantando uma canção em "sueco" que termina com a exclamação "Bork! Bork! Bork!".

O Cozinheiro Sueco usa avental e chapéu de cozinheiro, possui um nariz grande e usa bigodes. Também possui sobrancelhas largas que escondem seus olhos. Ele prepara as receitas de forma nada usual, frequentemente utilizando espingardas ou raquetes de tênis ao invés dos instrumentos de cozinha.

O personagem foi interpretado por Jim Henson, que operava a cabeça do boneco e dublava sua voz, enquanto Frank Oz operava as mãos do boneco. Depois que o Muppet Show terminou ele continuou aparecendo em todos os especiais e filmes dos muppets. Ele foi interpretado por David Rudman em The Muppets Christmas Carol, Bill Barretta em Muppet Treasure Island e Dave Goelz em Muppets From Space.Atualmente é interpretado por Bill Barreta.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]