Crack intro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um outro Crack intro do Razor 1911 no jogo Grand Theft Auto IV.

Um crack intro, também conhecido como crackintro, crack loader ou apenas intro, é uma pequena introdução adicionada por um software cracker, designado a informar o usuário qual grupo (Ou individuo) foi responsável quebra da Proteção anticópia.[1] O crack intro apareceu pela primeira vez nos Anos 80.[2]

A primeira aparição ocorreu no Apple II e depois no ZX Spectrum, Commodore 64 e Amstrad CPC e os jogos foram distribuídos ao redor do mundo via Bulletin Board Systems (BBSs) e por cópias de Disquetes.[3] Inicialmente as intros eram consideradas simples mensagens, mas elas cresceram progressivamente mais complexas já que eles se tornaram um meio de demonstrar a superioridade de um grupo Cracker.

Cracks intros tornaram-se mais sofisticadas em sistemas mais avançados, tais como o Macintosh II, Commodore Amiga, e Atari ST.[3]

Grupos de crackers usam as introduções não apenas para ganhar crédito por crackear o jogo, mas para anunciar seus BBSes, amigos, cumprimentar e ganhar reconhecimento. Mensagens foram frequentemente de um natureza vulgar, e em algumas ocasiões fizeram ameaças de violência contra as empresas de software ou membros de algum grupo cracker rival.

Referências

  1. Whitehead, Dan (2008-11-12). Linger in Shadows Eurogamer. Visitado em 2010-10-23. "Amateur coders busy cracking the copy-protection on the latest Commodore 64 and ZX Spectrum games got into the habit of marking their work with an animated intro - or "cracktro" - inserted before the game began."
  2. Green, Dave (July 1995). Demo or Die! Wired. Visitado em 2010-10-23.
  3. a b Reunanen, Markku. (2010-04-23). "Computer Demos – What Makes Them Tick?". Aalto University.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]