Craig Goldy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Craig Goldy

Craig Goldy (6 de novembro de 1961) é um guitarrista norte-americano ex-integrante da banda de heavy metal Dio[1] .

Antes do Dio, tocou nas bandas Vengeance, Rough Cutt e Giuffria. Ele substituiu Jake E. Lee no Rough Cutt e foi substituído pelo guitarrista Amir Derakh neste grupo. Antes de ingressar na Rough Cutt, ele havia tocado na banda Vengeance. Mas com o Rough Cutt gravou algumas demos mas ele deixou a banda antes deles conseguirem um contrato e gravarem seu primeiro álbum. Curiosamente, Ronnie James Dio tinha produzido pelo menos duas músicas Rough Cutt. quando jake ainda estava na banda ( "A Little Kindness" e "Used And Abused"), e Ronnie e sua esposa Wendy ambos os co-escreveu algumas músicas do primeiro álbum do Rough Cutt , que foi gravado depois de Craig Goldy deixar a banda.

Pouco depois de deixar Rough Cutt, Goldy juntaria Giuffria, a banda de mesmo nome do excelente-tecladista da banda Angel, Gregg e Giuffria. a performance da banda Giuffria no auto-intitulado álbum de estreia, lançado em 1984, Goldy fez o maior hit da banda, "Call to the Heart", que atingiu o número 15 nas paradas da Billboard no início de 1985. Craig Goldy foi apresentado no álbum Hear 'n Aid - Stars projeto ainda estava na banda Giuffria, ao lado de outros nomes, como Adrian Smith e Dave Murray do Iron Maiden, Yngwie Malmsteen, Brad Gillis e outros.

Craig Goldy temporariamente saiu da banda Dio pela a terceira vez em 2005. Depois de sofrer uma lesão na mão em uma turnê pela Rússia. Ele foi então substituído pelo ex-guitarrista Doug Aldrich do Dio para a duração da turnê, mas depois voltou a banda. Ele também foi convidado para a turnê de 2008 da banda de hard rock Budgie.

Sua guitarra principal era um B.C. Rich Warlock, porém, ele agora usa uma ESP M-II através de amplificadores ENGL Powerball. Ele alterou a guitarra trocando os captadores EMG com pickups Seymour Duncan.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Rough Cutt[editar | editar código-fonte]

Giuffria[editar | editar código-fonte]

Dio[editar | editar código-fonte]

Craig Goldy's Ritual[editar | editar código-fonte]

  • Hidden In Plain Sight (1991)

Solo[editar | editar código-fonte]

  • Insufficient Therapy (1993)
  • Better Late Than Never (1995)

Referências

  1. Band (em inglês). Página visitada em 26 de Abril de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.