Crataegus laevigata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaCrataegus laevigata
Crataegus laevigata

Crataegus laevigata
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Género: Crataegus
Espécie: C. laevigata
Nome binomial
Crataegus laevigata

Crataegus laevigata é uma árvore da família Rosaceae.

Sinonímia: corníolo, cratego-pirliteiro, escalheiro, escambrulheiro, escrambulheiro, espinha-branca, espinheiro-alvar, estrepeiro, pilriteira, pilrito, pirliteiro, carrapiteiro.

Sinonímia botânica: Crataegus oxyacantha

Crataegus laevigata.jpg

O chá dessa erva, para indivíduos que possuem sangue do tipo AB, melhora a elasticidade arterial e previne contra doenças do coração.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O pilriteiro é usado com fins medicinais desde o primeiro século DC. As bagas são tradicionalmente usadas para tratar problemas cardiacos desde arritmias a hipertensão, dor no peito, endurecimento das artérias e falha cardíaca. Hoje em dias, as folhas e flores são usadas em medicina e existem já pesquisas que mostram alguma eficácia do pilriteiro no tratamento de falência cardíaca ligeira a moderada, embora nao haja dados suficientes para quantificar a eficiência deste medicamento erbáceo. O pilriteiro contém antioxidantes que incluem prociandinas oligoméricas (também presentes nas uvas) e quercetina. A actividade destes compostos poderá estar na base da acção protectora do pilriteiro sobre o sistema cardiovascular.