Crazy (canção de Aerosmith)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Crazy (Aerosmith))
Ir para: navegação, pesquisa
"Crazy"
Single de Aerosmith
do álbum 'Get a Grip'
Lado B "Gotta Love It"
Lançamento  Estados Unidos, 1994
Formato(s) Cassette, CD
Gravação 1993
Gênero(s) Hard rock
Blues-rock
Duração 5:16
Gravadora(s) Geffen
Produção Bruce Fairbairn
Cronologia de singles de Aerosmith
Último
Último
"Deuces Are Wild"
(1994)
"Blind Man"
(1994)
Próximo
Próximo

"Crazy" é uma canção gravada pela banda americana Aerosmith, composta por Steven Tyler, Joe Perry e Desmond Child. Foi o último single a ser lançado do álbum imensamente popular do Aerosmith, Get a Grip, de 1993. A canção foi lançada como single em 1994, e chegou à 17ª posição da Billboard Hot 100, e 7º na parada Mainstream Rock Tracks.

Sucesso[editar | editar código-fonte]

A canção foi a segunda melhor performance nas paradas de sucesso de todos os singles do álbum Get a Grip. "Crazy" também rendeu à banda um Grammy de melhor performance de rock por uma dupla ou grupo com vocal, em 1994.[1] Foi o segundo Grammy do álbum Get a Grip, e o terceiro da banda em sua história.

O videoclipe de "Crazy" foi escolhido 24º lugar na lista de 100 clipes de todos os tempos compilada pelo canal americano VH1.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O clipe da canção, dirigido por Marty Callner, foi muito exibido pela MTV, tanto pela matriz americana como por sua "filial" brasileira, a MTV Brasil, e foi um dos mais pedidos do ano de 1994. Foi a terceira aparição da atriz Alicia Silverstone nos clipes da banda, assim como o primeiro trabalho da carreira da filha do vocalista Steven Tyler, a então adolescente Liv Tyler. A decisão de escalá-la para o clipe de "Crazy" veio após seus criadores a terem visto num comercial da Pantene, sem qualquer conhecimento de que ela era filha de um dos integrantes da banda.[carece de fontes?]

O clipe assemelha-se muito a um filme, e mostra as duas atrizes como estudantes que matam a aula e fogem, dirigindo um Ford Mustang preto conversível. As duas utilizam-se de suas belas aparências para se aproveitar de um vendedor da loja de conveniências de um posto de gasolina, que é o ator Heath Ledger, e, ao precisar de dinheiro, entram numa competição de dança para amadores. O clipe se destacou por suas cenas sexualmente sugestivas, e até mesmo ousadas, muitas das quais sugerem uma dose de lesbianismo entre as duas personagens. O videoclipe também mostra semelhanças entre os movimentos de Steven Tyler, no palco, e de sua filha Liv. Ao final, as duas vencem a competição de dança, e continuam sua fuga no dia seguinte, onde encontram um jovem fazendeiro arando uma plantação; convencem-no a se juntar a elas em suas jornadas, durante a qual mergulham sem roupa num lago e quase o abandonam. Os segundos finais do clipe mostram a palavra "Crazy", "louco(a)", grafada em letras cursivas, na plantação, pelo trator que era dirigido pelo fazendeiro. Após a aparição do trator, aparece o menino de Amazing pedindo carona e Alicia olha desconfiada, logo depois as duas começam a rir e o abandonam.

Uma versão do diretor do clipe, levemente alterada, aparece na compilação de clipes Big Ones You Can Look At.

Legado[editar | editar código-fonte]

Apesar da canção ter trazido muito sucesso à banda em meados na década de 1990, e ter aparecido em diversas compilações, como Big Ones, A Little South of Sanity, O, Yeah! Ultimate Aerosmith Hits e Devil's Got a New Disguise, a banda raramente a executou durante suas constantes performances ao vivo nos anos que se seguiram. Apenas durante a turnê mundial realizada em 2007 é que a canção voltou ao set list da banda devido aos pedidos dos fãs.

A canção aparece no jogo Karaoke Revolution Party.

Paradas[editar | editar código-fonte]

Ano Parada Posição[2]
1994 Mainstream Rock Tracks 7
Billboard Hot 100 17
Top 40 Mainstream 7

Referências

  1. Aerosmith Biography - MusicianGuide.com (em inglês)
  2. Allmusic. Paradas - Singles (em inglês). Página visitada em 10 Fevereiro 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um single de Aerosmith é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.