Craíbas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Craíbas
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Craíbas
Bandeira
Brasão de armas de Craíbas
Brasão de armas
Hino
Gentílico craibense
Localização
Localização de Craíbas em Alagoas
Localização de Craíbas em Alagoas
Localização de Craíbas em Alagoas
Craíbas está localizado em: Brasil
Craíbas
Localização de Craíbas no Brasil
Mapa
Mapa de Craíbas
Coordenadas 9° 37' 04" S 36° 46' 04" O
País Brasil
Unidade federativa Alagoas
Região metropolitana
do Agreste
Municípios limítrofes Igaci, Major Izidoro, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Arapiraca e Jaramataia
Distância até a capital 160 km
História
Fundação 23 de abril de 1986 (37 anos)
Administração
Prefeito(a) Teófilo José Barroso Pereira[1] (PP, 2021 – 2024)
Vereadores 11
Características geográficas
Área total [2] 278,880 km²
População total (Censo IBGE/2022[3]) 25 390 hab.
 • Posição AL: 35º
Densidade 91 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[4]) 0,553 baixo
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 71 169,807 mil
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 3 083,75
Sítio craibas.al.gov.br (Prefeitura)

Craíbas é um município localizado na região central de Alagoas. Em 2018, a população foi estimada pelo IBGE em 24 129[3] habitantes, enquanto sua área é de 278,880 km².

História[editar | editar código-fonte]

Em 1865, Manoel Nunes da Silva Santos chegou à região onde está hoje o município de Craíbas, sendo um dos seus primeiros habitantes. Apesar de ser uma área pobre, ele resolveu se estabelecer ali mesmo, adquirindo uma grande extensão de terras pertencentes a Felipe Nogueira de Lima, composta basicamente de matas e árvores, principalmente a craibeira, que acabaria dando nome à cidade.

Até 1892, Manoel Nunes foi o único proprietário do lugar. Com o falecimento de sua esposa, Josefa Teixeira da Silva, neste mesmo ano, iniciou-se a partilha de bens entre filhos e genros. As terras foram divididas e incrementou-se, a partir daí, o desenvolvimento da localidade.

No começo do século XX, Craíbas passou a ter características de um povoado. Por volta de 1922 já figurava na divisão administrativa do estado de Alagoas, como um lugarejo pertencente ao município de Limoeiro de Anadia. Adalberto Marroquim, em sua Terra das Alagoas, assevera que em Craíbas, por este tempo, existia uma escola pública mantida pelo estado. A primeira feira pública foi realizada em 23 de março de 1923. O primeiro cartório de registro civil foi instalado em 1939.

O crescimento socioeconômico do povoado determinou a sua autonomia administrativa. Dessa forma, pela lei nº 2.471, de 28 de agosto de 1962, obteve a sua emancipação política. O deputado estadual José Pereira Lúcio foi o autor do projeto, aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo então governador Luiz Cavalcante.

A instalação oficial do município ocorreu em 23 de setembro de 1962. Até a realização das eleições municipais, Antônio Barbosa foi nomeado prefeito, interinamente. Em 1963, Manoel Pedro da Silva foi eleito prefeito, mas perdeu o mandato em 1965, quando a cidade voltou a ser distrito de Arapiraca. Somente após um plebiscito, realizado em 1982, o então governador Theobaldo Barbosa devolveu a autonomia político-administrativa a Craíbas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

O município de Craíbas encontra-se na região central conhecida como Mesorregião do Agreste Alagoano. Estabelece limites com os municípios de Igaci, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Arapiraca, Jaramataia, e Major Isidoro.

A sede do município encontra-se a uma altitude de aproximadamente 252 metros e coordenadas geográficas de 09°37'04,8" de latitude sul e de 36°46'05" de longitude oeste.

O acesso a partir de Maceió é feito através das rodovias pavimentadas BR-316, BR-101 e AL-220.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima é do tipo tropical semiárido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 431,8 mm.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O município de Craíbas encontra-se inserido na bacia hidrográfica do rio São Francisco, banhado pela sub-bacia do rio Traipu, cujo afluente de maior expressão no município é o riacho Salgado.

Organização Político-Administrativa[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de prefeitos de Craíbas

A estrutura político-administrativa do Município de Craíbas é composta pelo Poder Executivo, chefiado por um Prefeito eleito por sufrágio universal, o qual é auxiliado diretamente por secretários municipais nomeados por ele, e pelo Poder Legislativo, institucionalizado pela Câmara Municipal de Craíbas, órgão colegiado de representação dos munícipes que é composto por vereadores também eleitos por sufrágio universal.[6]

Atuais autoridades municipais de Craíbas[editar | editar código-fonte]

Coronelismo[editar | editar código-fonte]

Genealogia do clã político "Pereira" ao qual pertence Arthur Lira

Município com baixo IDH, o mandonismo caracteriza a política local de Craíbas. Assim, o município é uma extensão territorial da área que se encontra sob a influência da "Família Pereira", clã político oriundo do município de Junqueiro que tem como nomes mais relevantes o político e latifundiário Arthur Lira (presidente da Câmara dos Deputados entre 2021 e 2024), o ex-senador Benedito de Lira, Fernando Soares Pereira (deputado estadual a partir de 2023), além de diversos prefeitos do interior alagoano, como do próprio prefeito de Craíbas para o mandato de 2021 a 2024, Teófilo José B. Pereira, que é neto de Teófilo Pereira que foi prefeito de Junqueiro entre a década de 1950 e 1960.[8]

Além da forte influência na política alagoana, representada por diversos de seus membros terem ocupado prefeituras em outros municípios alagoanos e cargos públicos na administração estadual, esse clã político também possui uma controversa grande quantidade de propriedades rurais reunindo mais de 100 fazendas, em que a vida política teve papel relevante, sendo que membros dessa família teriam invadido a terra indígena dos Kariri-Xocó, situada nas margens do rio São Francisco, segundo o Observatório "De Olho nos Ruralistas".[8][9]

Economia[editar | editar código-fonte]

Sua população vive basicamente da agricultura, voltada para o plantio de tabaco (fumo); também é muito forte o plantio de milho, algodão e feijão. Seus habitantes têm forte ligação com a cidade vizinha de Arapiraca, grande consumidora do tabaco plantado na cidade.

Nos últimos anos o município vem sendo conhecido pela exploração de minérios, quando foram detectadas diversas áreas ricas em minério[qual?]. A empresa Vale Verde, subsidiária da canadense Aura Minerals é que vem explorando a região. A chegada da empresa vem gerando empregos e mais desenvolvimento para a cidade. Também está prevista a construção de uma ferrovia para deslocar o minério encontrado. O começo da extração estava previsto para o início de agosto de 2013.

Transportes[editar | editar código-fonte]

De acordo com dados do IBGE[quando?], a frota municipal de veículos em 2015 era formada em sua grande parte por 1968 motocicletas, seguido por 1123 automóveis, 305 caminhonetes, 432 motonetas, 132 caminhões, 34 micro-ônibus e 26 ônibus.

Educação[editar | editar código-fonte]

Escolas municipais
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente-coronel José Barros Paes
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Theisen
  • Escola Municipal Ana Carolina de Queiroz
  • Escola Municipal de Educação Infantil Alice Rodrigues
  • Escola Municipal Pedro Ramos Francisco - Vila Folha Miúda, distrito de Craíbas
  • Escola Alonso de Abreu - Sítio Lagoa Nova
  • Escola Santos Dumont - Sítio Salgado
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Pereira Mendes - Povoado Bom Jesus
  • Escola Municipal Padre Afrânio Pinheiro Bezerra - Povoado Santa Rosa
  • Escola Municipal Pedro Nunes Sobrinho
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Paulino da Silva - Povoado Marruás
  • Escola Vereador Antônio Ventura de Oliveira- Povoado Lagoa da Angélica
Escolas estaduais
  • Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição

Cultura e cidadania[editar | editar código-fonte]

Craíbas tem em seu calendário duas festividades bastante movimentadas: a festa de emancipação política (23 de abril) e a festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro).

Em 2013, a Universidade Federal de Alagoas, através da Faculdade de Direito de Alagoas, implantou na cidade, mais precisamente no povoado Bom Jesus (zona rural do município), o programa Nas Asas do Carcará, que visa promover a mobilização social em regiões atingidas pelo fenômeno da seca por via do incentivo à cidadania, educação, cultura e capacitação profissionalizante. É desenvolvido por quase cinquenta membros que compõem o corpo do projeto, não somente do curso de direito, mas em conjunto com parcerias especializadas de diversas unidades acadêmicas, como ciências biológicas, geografia, psicologia, medicina, odontologia e nutrição, entre outras.

Religião[editar | editar código-fonte]

No tocante ao aspecto religioso, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição foi fundada em 27 de junho de 1959 por dom José Terceiro de Souza, então bispo de Penedo. Atualmente a freguesia integra o vicariato de Arapiraca e tem como pároco o monsenhor José Theisen, e como vigário paroquial o padre Benedikt Lennartz.

A Paróquia de Craíbas está sob a jurisdição eclesiástica da Diocese de Penedo, cujo bispo atual é dom Valério Breda (SDB).

Referências

  1. Prefeito e vereadores de Craíbas tomam posse Portal G1 - acessado em 2 de janeiro de 2021
  2. IBGE (2018). «Área territorial oficial». IBGE. Consultado em 11 de abril de 2019 
  3. a b «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 11 de abril de 2019 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  6. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito municipal brasileiro. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2017.
  7. a b «Prefeito e vereadores de Craíbas tomam posse; veja lista de eleitos». G1. 21 de outubro de 2021. Consultado em 28 de dezembro de 2023 
  8. a b Castilho, Alceu Luís (2023). «Arthur, o Fazendeiro» (PDF). Observatório "De Olho Nos Ruralistas". Consultado em 28 de dezembro de 2023 
  9. Bassi, Bruno Stankevicius; Fialho, Tonsk (15 de novembro de 2023). «Família de Arthur Lira destruiu mata sagrada dos Kariri-Xocó em Alagoas». Observatório "De Olho Nos Ruralistas". Consultado em 28 de dezembro de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Alagoas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.