Crepúsculo (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Twilight
Crepúsculo
Crepúsculo livro.jpg
Autor (es) Stephenie Meyer
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Assunto Vampiros
Género Fantasia, romance
Série Crepúsculo
Arte de capa Gail Doobinin (design)
Roger Hagadone (fotografia)
Editora Little, Brown and Company
Lançamento 5 de Outubro de 2005
Páginas 498
ISBN 0316160172
Edição portuguesa
Tradução Vera Falcão Martins
Editora Edições Gailivro
Lançamento 2006
Páginas 480
ISBN 978-989-557-270-0
Edição brasileira
Tradução Ryta Vinagre
Editora Editora Intrínseca
Páginas 416 (1ª edição)
384 (2ª edição)
290 (3ª edição)
ISBN 9788598078304
Cronologia
Último
Último
Lua Nova
Próximo
Próximo

Crepúsculo (Twilight, no original) é uma história sobre vampiros da autoria de Stephenie Meyer. Publicado originalmente em capa dura, em 2005, este livro é o início da saga Crepúsculo, onde Bella Swan é apresentada ao leitor, como uma estudante que se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, colocando sua vida e de sua família em risco ao apaixonar-se pelo vampiro Edward Cullen.

O romance ganhou diversos prêmios, incluindo o "Top 10 Livros para Jovens Adultos" da American Library Association,[1] entrar na lista de Best sellers do New York Times[2] e Best selling de 2008, no USA Today.[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Bella Swan muda-se da ensolarada Phoenix, Arizona para a chuvosa cidade de Forks, Washington, para viver com seu pai, Charlie, Segundo ela, a sua mãe (Renée) sentia-se triste por não poder acompanhar o seu novo marido (Phil Dwyer) aos jogos de beisebol, pois este é um jogador da segunda divisão e, então, Bella decide mudar-se para dar mais espaço ao casal.

A chegada de Bella a Forks desperta imensa curiosidade em toda a gente. Esta é uma cidade calma, onde todos se conhecem e, por isso, a sua chegada era bastante aguardada. Na escola, Bella conhece vários colegas logo no primeiro dia de aulas e torna-se amiga de Mike, Jessica, Angela, Eric e Tyler.

Bella depressa descobre como seria monótona e entediante a sua vida em Forks, caso Edward Cullen, o misterioso rapaz que se senta a seu lado na aula de Biologia, não lhe despertasse tanta curiosidade e servisse de fugida à sua rotina diária. No primeiro dia que ela o vê, Edward aparenta sentir repugnância por ela, chegando mesmo a tentar mudar os seus horários para evitá-la, uma vez que o cheiro do sangue de Bella era muito tentador para ele.

No entanto, quando um carro fora de controle está prestes a atropelar Bella no estacionamento da escola, Edward salva-a do perigo sobrenaturalmente, como é percebido pela jovem, que nota que ele estava muito distante de si para poder puxá-la da trajetória do veículo e que, o amasso deixado no automóvel após o embate, era em tudo semelhante à estrutura dos ombros do rapaz. Edward recusa-se, todavia, a falar sobre o assunto. Bella evita falar com ele durante algum tempo, mas no dia em que ela vai com as suas amigas até Port Angeles, mete-se, de novo, em apuros, de modo que Edward salva-a novamente. A partir deste instante, a cada passagem do livro, ambos acabam por se tornar cada vez mais próximos.

Ela acaba descobrindo que Edward é um vampiro.

Entretanto, Bella é apresentada à família Cullen.Edward e Bella passam muito tempo juntos, e cada vez mais apaixonados. O vampiro é apresentado a Charlie e tudo parecia perfeito, até que tudo é lançado ao desespero quando James (um vampiro batedor) pousa os seus olhos em Bella. Ele fica sedento, e decide alimentar-se dela a todo o custo.

Após ter fugido do seu predador, Bella vê-se obrigada a reencontrá-lo, sob a suspeita do mesmo ter raptado a sua mãe. Bella dirige-se a um antigo estúdio de balé, no qual dançava quando era pequena, e onde James pretende matá-la. Edward, juntamente com os outros membros da família Cullen, consegue resgatá-la, antes que James consiga beber o sangue da adolescente. Bella segue para um Hospital em Phoenix de onde a mãe a tenta convencer a voltar para a sua beira. Bella rejeita a ideia, pois namora agora com Edward e não o quer deixar. Acaba a história num baile da escola, onde Bella aparece com o seu par (Edward) e onde aparece também Jacob Black, que traz uma mensagem do seu pai, Billy, que diz para Bella se afastar de Edward. Nem ela nem Jacob percebem o que quer exactamente dizer esta mensagem, pois por esta altura Jacob ainda não sabe que é lobo, ou seja, o inimigo natural dos vampiros.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Capa[editar | editar código-fonte]

Stephenie Meyer declarou que a maçã na capa de "Crepúsculo" representa o fruto proibido do livro de Gênesis. Ela simboliza o amor de Bella e Edward, o que é proibido, semelhante ao fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, como está implícito pela citação de Gênesis 3:3 no início do livro. Representa também o conhecimento de Bella daquilo que o bem e o mal são, bem como a escolha que ela tem do "fruto proibido", Edward, escolhendo ou não vê-lo. Em uma das cenas do filme, uma maçã cai e Edward a pega. O jeito que ele pegou a maçã com as duas mãos formou a imagem da capa.[4]

Capítulos[editar | editar código-fonte]

Segue-se uma lista dos capítulos do livro nas edições americana, brasileira e portuguesa:

Cap. Estados Unidos Brasil Portugal
* Preface Prólogo Prefácio
1 First Sight À Primeira Vista Primeira Vista
2 Open Book Livro Aberto Livro Aberto
3 Phenomenon Fenômeno Fenómeno
4 Invitations Convites Convites
5 Blood Type Tipo Sangüíneo Grupo Sanguíneo
6 Scary Stories Histórias de Terror Histórias Assustadoras
7 Nightmare Pesadelo Pesadelo
8 Port Angeles Port Angeles Port Angeles
9 Theory Teoria Teoria
10 Interrogations Interrogações Interrogações
11 Complications Complicações Complicações
12 Balancing Oscilando Equilíbrio
13 Confessions Confissões Confissões
14 Mind Over Matter A Mente Domina a Matéria O Domínio da Mente sobre a Matéria
15 The Cullens Os Cullen Os Cullen
16 Carlisle Carlisle Carlisle
17 The Game O Jogo O Jogo
18 The Hunt A Caçada A Caçada
19 Goodbyes Despedidas Despedidas
20 Impatience Impaciência Impaciência
21 Phone Call Telefonema Telefonema
22 Hide-and-Seek Esconde-Esconde Jogar às Escondidas
23 The Angel O Anjo O Anjo
24 An Impasse Um Impasse Um Impasse
* Epilogue: An Occasion Epílogo: Um Acontecimento Especial Epílogo: Uma Ocasião Especial

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

A recepção crítica para Crepúsculo foi mista. A Kirkus disse que "Crepúsculo está longe de ser perfeito: o retrato de Edward como o trágico herói monstruoso é excessivamente byroniano e o apelo de Bella é mais baseado na mágica do que no personagem. Apesar de tudo, o retrato de amantes perigosos bate o ponto; os fãs de romance obscuro vão achar difícil resistir".[5] A Publishers Weekly descreveu "a paixão cega [de Bella] pelo estranho Edward", a relação de risco dos dois e a "luta interna de Edward" como uma metáfora para a tensão sexual na adolescência.[6] Hillias J. Martin, do School Library Journal, elogiou o romance, dizendo, "Realista, sutil, sucinto e fácil de acompanhar, Crepúsculo terá leitores agonizando para penetrar seus dentes nele".[7]

Adaptação cinematográfica[editar | editar código-fonte]

Crepúsculo ganhou uma versão cinematográfica, que estreou em 21 de novembro de 2008 nos EUA, no dia 4 de dezembro, do mesmo ano, em Portugal e, dias mais tarde, 19 de dezembro, no Brasil. Crepúsculo já bateu o recorde de espectadores para um filme do gênero. O elenco conta com Kristen Stewart como Isabella Swan, Robert Pattinson como Edward Cullen e Taylor Lautner como Jacob Black.[8]

Referências

  1. BBYA 2006 Top Ten with annotations ALA. Página visitada em 16-03-2009.
  2. Leila Summers (19-01-2008). Part of 'Twilight' movie will be filmed at Kalama school The Daily News Online. Página visitada em 2008-07-10.
  3. The top 100 titles of 2008 USA Today (14-01-2009). Página visitada em 15-01-2009.
  4. What's with the apple? StephenieMeyer.com. Página visitada em 16-03-2009.
  5. Kirkus Review at B&N.com B&N.com. Página visitada em 2008-07-23.
  6. Twilight reviews StephenieMeyer.com. Página visitada em 29-05-2008.
  7. Hillias J. Martin. Grades 5 and Up Reviews: October, 2005 School Library Journal. Página visitada em 2008-11-16.
  8. Full cast and crew for Twilight IMDb. Página visitada em 16-03-2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Twilight