Crescendo (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

m

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Crescendo
Crescendo
Autor (es) Becca Fitzpatrick
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Assunto Anjos
Género Fantasia / Romance / Aventura
Editora Simon & Schuster
Lançamento Estados Unidos 19 de Outubro de 2010
Páginas Estados Unidos 432
Edição portuguesa
Editora Porto Editora
Lançamento Portugal 21 de Março de 2011
Páginas Portugal 336
Edição brasileira
Tradução Livia de Almeida
Editora Editora Intrínseca
Lançamento Brasil 11 de Fevereiro de 2011
Páginas Brasil 288
ISBN 978-85-80057-009-0
Cronologia
Último
Último
Hush, Hush (2009)
Silence (2011)
Próximo
Próximo

Crescendo é um romance de ficcional sobre anjos da escritora estadunidense Becca Fitzpatrick. Foi lançado em Outubro de 2010, nos Estados Unidos. É a continuação de Hush, Hush, que se tornou best-seller do The New York Times, entrando na lista dos mais vendidos.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Nora deveria saber que sua vida estava longe de ser perfeita. Apesar de começar uma relação com seu anjo da guarda, Patch (quem, título à parte, pode ser descrito como qualquer coisa, menos angelical), e sobreviver a um atentado a sua vida, as coisas não parecem melhorar. Patch está começando a se afastar e Nora não consegue descobrir se é para o seu próprio bem ou se o seu interesse voltou-se para sua arqui-inimiga, Marcie Millar. Sem contar que Nora é assombrada por imagens de seu pai e ela fica obcecada querendo descobrir o que realmente aconteceu com ele naquela noite em que ele partiu para Portland e nunca voltou para casa.

Quanto mais Nora se aprofunda no mistério da morte de seu pai, mais ela começa a se perguntar se sua ascendência nefilim tem algo a ver com isso, assim como o por quê de ela estar em perigo com mais freqüência do que as garotas normais. Já que Patch não está respondendo suas perguntas e parece estar atrapalhando, ela tem que começar a procurar as respostas por si só. Confiar demais no fato de que ela tem um anjo da guarda põe Nora em perigo de novo e de novo. Mas ela pode mesmo contar com Patch ou ele está escondendo segredos mais obscuros do que ela pode imaginar?

Enredo[editar | editar código-fonte]

A vida de Nora Grey está voltando ao caminho correto: ela tem um novo namorado chamado Patch, que era um anjo caído e agora é seu anjo da guarda. A nova relação parece perfeita e Nora adora qualquer momento com Patch. Entretanto, quando Nora declara que ama Patch, ele não responde. Logo, Patch não está ligando para Nora e muito menos retornando às suas ligações. Nora fica chocada ao descobrir que Patch parmaneceu do lado de fora da casa de Marcie na noite em que ela disse que o amava. Naquela noite Patch aparece na casa de Nora. Ela pergunta o motivo de ele estar espionando a casa de Marcie e ele não responde. Patch mostra-se frio com Nora, chateando-a ainda mais. Patch informa que depois que recuperou suas asas, ele foi posto em uma pequena enrascada; os arcanjos provavelmente o mandariam para o inferno se ele dissesse a Nora que a amava. Nora, assustada por pensar que perderá Patch para sempre, decide terminar o relacionamento.

Nora começa a conversar com Scott Parnell, um velho amigo, que esconde alguns segredos obscuros. Enquanto sua mãe insiste que fique longe de Scott, Nora começa a ficar obcecada em descobrir seu segredo. Nora acredita que Scott possa ser um nefilim e convence Vee Sky em ajudá-la a seguir o garoto. Depois de Scott confrontá-la, ele a convida para uma sala de jogos com a reputação pior do que a do Fliperama do Bo. Lá, ela encontra Patch, que insiste que Nora não está segura e que ela precisa voltar para casa. Patch também confirma que Scott é um nefilim, membro de uma sociedade secreta que planeja destruir todos os anjos caídos em uma rebelião. Rejeitando o conselho de Patch, ela decide deixá-lo enciumado quando ela, mais tarde, vê Marcie com os braços em volta do pescoço de Patch. Um homem de camiseta vermelha entra abruptamente no salão e vai até Scott, obrigando-o a pagar uma dívida de aposta de jogos. Quando ele se recusa a entregar o dinheiro, uma briga e um tiroteio começa. Arrancando-a do fogo cruzado, Patch oferece o Jeep a Nora. Quando ele se recusa em deixar Marcie para trás, ela recusa o Jeep e abdica Patch como o seu anjo da guarda.

Enquanto Nora estava almoçando com Vee, Scott aparece em uma janela e a chama para conversar. Nora também recebe um envelope contendo um anel e uma anotação contando que Mão Negra matou seu pai. Scott a convida para a Batalha das Bandas. Nora, ainda curiosa sobre os segredos que o envolve, aceita. Enquanto espera Scott procurar um caixa eletrônico e Vee chegar, Nora vê uma figura que lembra o seu pai e o segue até uma casa abandonada onde ele desaparece. Ela escuta voz dele dentro de sua mente dizendo que ela deveria voltar porque estava correndo perigo. Ao invés de ir embora, Nora chama pela voz. A voz, respondendo pela sua mudança, torna-se mais fria. Quando Nora responde, uma mão a agarra, puxa-a para dentro da janela e tentar cortar o seu braço. Quando Nora se vê livre, ela percebe que nenhum dano lhe foi causado. Ela nota que a voz não era do seu pai e que alguém estava tentando lhe matar.

Na Batalha das Bandas, Vee e Marcie dão início a uma discussão odiosa. Vee joga a Cherry Coke na cara de Marcie e elas começam a brigar fisicamente. Nora as intercepta, mas Marcie dá um chute no joelho de Nora, fazendo com que ela caia ao chão, e lhe dá um soco no olho. Nora reage e dá um soco no queixo de Marcie, o que faz com que se sinta ligeiramente vitoriosa. Patch arranca Nora de perto de Marcie e a leva para saída, fazendo o mesmo com Marcie. Vee dirige para casa com o humor instável de Nora e seu olho roxo.

Naquela noite, Patch visita Nora em seus sonhos — a única maneira que ele pode se comunicar com ela sem que os arcanjos ouçam. No ápice do momento, eles se beijam e removem partes de suas roupas, ambos desejando ardentemente um ao outro. De repente, os dedos de Nora esbarram nas cicatrizes das costas de Patch, levando-a para o passado. Dessa vez, ela foi levada à algumas horas atrás quando Nora viu Marcie entrando no carro de Patch. Ela vê Marcie beijando Patch e seu coração se parte instantaneamente quando ele não a rejeita. Ela é trazida de volta da visão, onde confronta Patch, devolvendo-lhe a corrente que ele lhe dera e pedindo de volta o anel que era de seu pai. Patch se recusa e devolvê-lo e vai embora. Quando Nora acorda no dia seguinte, ela se convence de que o sonho era real, devido ao fato da corrente não estar mais em seu pescoço.

No dia seguinte, ela permanece na biblioteca municipal, onde recebe uma carta drogada que continha um pedido de desculpas, o qual ela acreditava ser de Patch devido aos acontecimentos do sonho da noite passada. Nora passa mal e desmaia. Algum tempo depois, ela acorda e tenta correr quando escuta passos de alguém. Ela percebe que alguém amarrou a fechadura da porta do laboratório de informática na de outra porta, impedindo que ela abra suficientemente para que Nora pudesse passar. Sem saída, ela arremessa o monitor de um dos computadores na janela de vidro e escapa, correndo para fora do prédio quando percebe que alguém está a seguindo. No meio do caminho, ela encontra o detetive Basso, que investiga o laboratório e não encontra nenhum indício ou perturbação. Nora tenta se convencer de que aquilo foi um trabalho de um anjo caído ou um nefilim.

Nora e Vee vão a festa na casa de Marcie com a intenção de notar algo a mais sobre o "relacionamento" de Patch e Marcie. Vee sugere que Nora vasculhe o quarto de Marcie à procura de seu diário íntimo e pessoal. Confrontada, Nora aceita, mas é quase pega por Marcie quando o cachorro da garota começa a farejar o seu rastro e invade o quarto latindo freneticamente. Nora pula a janela e se esconde no telhado. Patch a encontra e diz telepaticamente a ela que ele poderia se rebelar e que se eles saíssem de lá naquele exato momento, não precisariam mais seguir as regras dos arcanjos, mas isso seria apenas durante o tempo em que os arcanjos levariam para encontrá-lo e mandá-lo direto para o inferno. Nora não quer ser a causa de tudo isso e rejeita a oferta dele.

Nora encontra Scott em uma festa na praia. Ele está bêbado e diz para os integrantes da festa que terá bebidas grátis em sua casa. Nora leva Scott bêbado até o seu apartamento porque ele estava vomitando em todos os lugares. Ela o leva para o seu quarto e ele faz insinuações sexuais para ela. Ignorando-o, ela sai do quarto para pegar um copo de água para Scott, quando encontra Patch. Durante a estranha conversa, Patch pede que Nora fuja junto com ele, para confrontar os arcanjos. Nora se recusa e diz a ele que tem que levar a água para Scott. Pacth diz para Nora tomar cuidado, mas ela ignora e passa por ele. Scott a beija, e ela não se afasta porque deseja que Patch veja e sinta ciúme. Scott arranca a camiseta, o que faz com que Patch entre furioso no quarto e jogue a camisa de volta para ele. Scott torna-se valente, mas Patch lhe dá um soco no queixo.

Vee decide arrastar Nora até a praia com Rixon porque ela deseja se bronzear. Nora concorda porque ela quer que Rixon lhe dê informações sobre Patch e Marcie. Rixon diz a Nora que um dos apelidos de Patch é Mão Negra (a pessoa que matou o pai de Nora) e Nora fica devastada. Rixon diz a ela que Marcie e Patch estão bem. Nora pergunta pelo endereço do apartamento de Patch. Ele vai embora mais cedo, deixando Vee e Nora sozinhas. Na volta, Vee percebe que o Neon foi rebocado por elas terem parado em um local exclusivo para funcionários. Elas veem o Jeep de Patch, no qual Nora vê a alternativa das duas voltarem para casa. De volta à casa de fazenda, Nora faz macarrão. Enquanto está colocando a travessa na mesa, ela se assusta ao ver Patch. Ela explica para ele pegou o Jeep emprestado. Ele diz que não fará mais favores para Nora sem algo em troca, mas ela rebate o argumento dizendo que ela tinha roubado o Jeep e que, então, aquilo não tinha sido um favor. Como Patch se torna mais arrogante e não diz absolutamente nada depois de Nora perguntar se ele é Mão Negra, ela diz que ele meerece ir para o inferno e que fará de tudo para que isso se concretize.

Nora decide ir à casa de Marcie para devolver o diário que roubara na festa. Nora arranca-o de sua mãe, furiosa e joga na cara de Nora que a mãe dela sempre teve um caso com o seu pai, Hank. Marcie também diz que Hank é o verdadeiro pai de Nora e que elas são meio-irmãs. Este era o motivo por Marcie odiar Nora e ser tão arrogante e má com ela durante onze anos. Nora se recusa a acreditar nisso, mas os fatos rapidamente tornam-se claros e reais em sua mente.

Patch visita Nora em seus sonhos para lhe dar algumas péssimas notícias: ele é o novo anjo da guarda de Marcie, por encargo dos arcanjos. E ele tem que prevenir Hank de sacrificar Marcie. Patch diz a Nora que está fazendo tudo que pode para mantê-la segura, mas que ela necessita parar de bloqueá-lo e deixá-lo se comunicar através dos sonhos. Nora não permite e acorda.

Nora decide investigar o quarto de Scott para ver se encontra algo suspeito. Ela liga para ele e diz que está tendo uma seleção de bandas no Bolsa de Diabo. Com o quarto livre, Nora entra e encontra uma caixa escondida dentro de uma parede falsa escondida por gesso. Quando está de volta em seu quarto, ela percebe que há um segundo anel do Mão Negra dentro da caixa. Scott dá falta do objeto e vai até à casa de Nora para buscá-lo. Ele se mostra violento e exige que Nora devolva o anel. Ela corre ao banheiro e aponta uma faca para ele, mas Scott arranca-a de sua mão. Rixon aparece por trás de Scott e lhe dá uma surra. Nora corre até Vee, que lhe diz que teve um sentimento de que deveria ir correndo para a casa da amiga. Rixon liga para a polícia e Scott é preso.

Nora, Vee e Rixon vão para o Delphic, onde Scott aparece com uma arma. A polícia informa que ele escapou da prissão entortando as barras de proteção. Rixon leva Nora até o túnel subterrâneo da casa maluca para sua segurança. Nora ouve a voz de seu pai dentro de sua mente, dizendo-lhe para tocar nas cicatrizes das costas de Rixon. Ela obedece e é levada para o passado, onde ela vê Rixon (utilizando o boné de Patch para se disfarçar) apontando uma arma para seu pai, exatamente do modo como foi visto no prólogo do livro. Ela volta para o presente e tenta escapar de Rixon, percebendo que ele é o real assassino. Rixon revela que Hank (antigamente conhecido como Barnabé) é seu vassalo nefilim, e pretende matá-lo utilizando Nora como sacrifício. Ele também diz a ela que plantou a dinamite no "apartamente de Patch" (que na verdade era um esconderijo nefilim) que Rixon lhe induziu a pensar que era a casa de Patch porque Nora queria investigar por evidências do relacionamento de Patch e Marcie. Rixon planejava destruir o relacionamento de Nora e Patch e tinha apenas aceitado namorar Vee para se aproximar dela. Nora consegue escapar momentaneamente de Rixon e entra em uma das cabines com engrenagens dos brinquedos do Delpich. Lá dentro, ela encontra Scott e diz a ele que ele é um nefilim imortar, e que não pode morrer. Rixon os escontra e dá vários tiros contra o corpo de Scott, deixando Nora sozinha para ser sacrificado. Patch aparece antes que Nora pudesse levar o tiro fatal.

Depois de sair do hospital, Nora recebe uma mensagem eletrônica de Scott. Ele diz que comprou o carro que ela queria e que se ela pudesse lhe fazer um favor, deveria apagar a mensagem para que a polícia nunca pudesse achá-lo. Nora deleta a mensagem, agradecida por Scott. Nora encontra Patch, que está muito feliz por vê-la. Ele contra que enviou Rixon para o inferno. Ele diz que vai levá-la até sua casa e a transporta novamente para o Delphic, e eles abraçam e se beijam. Patch diz que a ama. Nesse exato momento, Hank Millar, o real pai de Nora, aparece e agarra Patch, tirando-o de perto de Nora. O livro termina quando Hank pergunta a Nora se foi ela quem matou "seu querido amigo, Chauncey Langeais."

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Nora Grey: Nora é uma garota normal, com cabelo encaracolado. Ela vive com sua mãe, e descobre que ela está tendo um caso secreto com o pai de Marcie Millar, Hank. Ela está romanticamente envolvida com Patch, que é o seu anjo da guarda. Ela descobre que Hank é seu verdadeiro pai e que sua arqui-inimiga, Marcie, é a sua meia-irmã.
  • Patch Cipriano: Patch é anjo da guarda de Nora. Tem o corpo de um atléta que, mesmo em calças jeans e uma camisa não consegue esconder. Ele também tem o cabelo escuro e seus olhos, segundo Nora, é escuro como a noite. Seu sorriso é sexy, e adverte problemas. Patch joga sinuca. Ele é o melhor amigo de Rixon, outro anjo caído. Ele dirige um jipe commander preto, que é um tipo de metáfora de si mesmo. Seu nome verdadeiro é Jev, que inscreve no anel de Nora ao lado de eu nome. Ele é apaixonado por Nora.
  • Scott Parnell: Scott, ou "Scott, o mijão”, mas logo se transformou em "Scott, o gatão”. Ele foi um dos amigos de infância de Nora, mas ele se afastou. Ele se torna um "bad boy" no caminho. Tem ervas daninhas que crescem sob sua cama. Ele é um Nephilim, e tem problemas com jogos. Ele constantemente fica bêbado e tenta flertar com Nora.
  • Rixon: Rixon é um anjo caído e melhor amigo de Patch. Ele e Vee começam a namorar, a plano de Patch, para vigiá-lo. Rixon sequestra Nora em Delphilc, e tenta mata-lá; no final do livro, se revela sendo o grande responsável de grandes ataques que Nora recebe ao longo do livro.
  • Vee Sky: Ela é a melhor amiga de Nora. Ela tem olhos verdes, cabelos loiros, pele clara e é "alguns quilos mais curvilínea". Vee é muito favorável à Nora quando ela e Patch terminam. Ela e Marcie também são arqui-inimigas, e muitas vezes acabam discutindo.
  • Marcie Millar: É a filha de Hank Millar. Ela é arqui-inimiga e meia-irmã de Nora. Ela já fez coisas horríveis a Nora, como usar calcinha no quadro de avisos e usar spray-pintura no armário dela. Ela “fica” com Patch ao longo do livro e usa isso para irritar e provocar Nora.
  • Hank Millar: É o pai de Marcie. Ele é um nefilim de sangue-puro e o verdadeiro pai de Nora. Ele é o verdadeiro “Mão-Negra” e esta planejando uma guerra contra os anjos caídos. Ele é dono de uma concessionária Toyota em Coldwater, e tem um caso escondido com a mãe de Nora, Blythe, há anos.
  • Detective Basso: É o detetive de Coldwater. Ele vem tentando descobrir os segredos que Nora esconde desde Hush, Hush. Ele até tenta suborná-la para deixá-la fora de uma multa, se ela explicar sua história inteira para ele.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Sequência[editar | editar código-fonte]

A sequência de Crescendo, anteriormente intitulada Tempest, agora Silence, foi lançada em outubro de 2011, nos EUA. O último livro da série, Finale, será lançado no final de 2012.

Livros[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]